O cargueiro Cosco Vietnam, o maior navio, em capacidade de carga e comprimento, a atracar no Porto de Santos, deixou o complexo santista às 11h13 desta quinta-feira (9). Ele chegou à região na manhã de ontem (8), para o desembarque de 1.400 caixas metálicas no Terminal de Contêineres (Tecon) da Santos Brasil, na Margem Esquerda (Guarujá). O navio seguirá para Itapoá (SC).
Ao todo, a embarcação é capaz de transportar 8,2 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e tem 335 metros de comprimento, distância ocupada por 86 carros populares enfileirados.
O presidente da Praticagem de Santos, Fábio Fontes, foi o responsável pelas manobras do Cosco Vietnam dentro do porto. “É ultramoderno. Ainda trago na memória meus primeiros anos (como prático) e vejo hoje o avanço. A profissão me traz muita satisfação. A passagem desse navio foi um marco na minha vida profissional e na do porto”, disse.
Antes do Cosco Vietnam, a maior embarcação a atracar no complexo santista, em comprimento, foi o navio de cruzeiros Mariner of the Seas, com 311 metros. Em capacidade, o recorde era do Maersk Luz, do Maersk Lima, do Maersk Letícia e do Maersk Lirquen, capazes de levar 7.450 mil TEUs.