Energia Eólica

Maior aerogerador de energia eólica do país será desenvolvido pela Petrobras e WEG

Equipamento terá potência de 7 MW e será o primeiro desse porte no Brasil

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
13/09/2023 10:47
Maior aerogerador de energia eólica do país será desenvolvido pela Petrobras e WEG Imagem: Divulgação Visualizações: 522 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras e a WEG, empresa brasileira global de equipamentos eletroeletrônicos, assinaram parceria estratégica para o desenvolvimento conjunto de um aerogerador onshore de 7 megawatts (MW), o primeiro desse porte – e maior – a ser fabricado no Brasil. Esse projeto representa um marco importante para a Petrobras, pois aumentará seu conhecimento em tecnologia de energia eólica, além de contribuir para impulsionar a transição energética no Brasil, em parceria com uma empresa que se destaca em inovação pelo desenvolvimento de soluções em eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica.

Para se ter ideia, o aerogerador terá 220 metros de altura do solo até a ponta da pá – equivalente à altura de seis estátuas do Cristo Redentor – e 1830 toneladas de peso – correspondente ao peso de cerca de 1660 carros populares ou 44 Boeings 737. A Petrobras investirá R$ 130 milhões no projeto, que já está em andamento pela WEG. O acordo abrange o desenvolvimento de tecnologias para a fabricação dos componentes do aerogerador – adequados às condições eólicas do país – bem como a construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais para a Petrobras. A WEG prevê que o equipamento poderá ser produzido em série a partir de 2025.

Eólica onshore como alavanca da eólica offshore

Além de seu papel na expansão da energia eólica onshore nacional, o desenvolvimento desse aerogerador de 7 MW trará impacto positivo para o futuro da energia eólica offshore no Brasil. “À medida que a Petrobras acumula experiência e conhecimento na produção de aerogeradores de alta capacidade em terra, pavimenta o caminho para o desenvolvimento de aerogeradores de maior porte, que serão utilizados nos projetos de geração offshore. Nessa jornada, a transição para a energia eólica offshore oferece oportunidades para explorar o vasto potencial eólico no litoral do país”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O acordo alavanca ainda o desenvolvimento de aerogeradores de última geração. “Esse projeto é um degrau crucial em direção ao desenvolvimento de uma nova geração de equipamentos de energia eólica offshore, que têm grande potencial de expansão no litoral brasileiro. A experiência que ganharemos com o desenvolvimento desses aerogeradores nos ajudará a explorar mais as oportunidades dos nossos recursos eólicos, contribuindo para a diversificação de nossa matriz energética e a redução de nossa pegada de carbono”, comentou o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos José Travassos.

“Mais do que nunca, a transição para fontes de energia renovável é fundamental para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e para construir um futuro mais sustentável e justo para a Petrobras e para as futuras gerações. Nossa parceria com a WEG é a prova do nosso compromisso com essa causa”, enfatizou o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

“Por meio desta parceria com a Petrobras, estamos unindo experiências, recursos e conhecimentos para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento nacional de aerogeradores, reforçando o compromisso da WEG com a geração de energia renovável e desenvolvimento de tecnologia nacional de ponta”, explicou o diretor superintendente de Energia da WEG, João Paulo Gualberto da Silva.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inclusão Profissional
MODEC lança campanha afirmativa para atração de pessoas ...
19/09/24
Sustentabilidade
GE Vernova lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade
19/09/24
Saúde Mental
Nomofobia: mais de 60% dos brasileiros relatam sentir an...
19/09/24
Equidade de gênero
Naturgy apoia pacto por equidade de gênero na Energia
19/09/24
Transição Energética
Posicionamento do IBP sobre a aprovação do PL Combustíve...
18/09/24
Evento
Começa amanhã a Conferência Ethos 360° São Paulo
17/09/24
Recursos Humanos
Trabalho remoto, ESG e inteligência artificial impulsion...
17/09/24
Energia Elétrica
Fórum de Eficiência Energética abre Smart Energy 2024
16/09/24
Goiás
A Força do agronegócio e da agroindústria no desenvolvim...
13/09/24
Etanol
Atualização dos impactos das queimadas para os produtore...
13/09/24
Sustentabilidade
Bahiagás lança primeira edição do seu Relatório de Suste...
13/09/24
Energia Elétrica
Prime Energy oferece benefícios do Mercado Livre de Ener...
12/09/24
Combustíveis
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustív...
12/09/24
Reunião
ORPLANA participa de reunião do Conselho Nacional de Rec...
11/09/24
Comunicação
WayCarbon anuncia novo posicionamento e branding
10/09/24
Baixo Carbono
Estudos de negócios de baixo carbono serão realizados en...
10/09/24
COMUNICAÇÃO + IA
Plataforma oferece insights sobre anúncios digitais dura...
06/09/24
Hidrogênio
ANP produz relatório sobre o marco legal do hidrogênio d...
06/09/24
Segurança no Trabalho
Software de startup brasileira otimiza gestão de EPIs
05/09/24
Publicação
Certificação de hidrogênio verde é tema de livro publica...
03/09/24
Evento
Mais de 700 mulheres debatem transição energética e sust...
03/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.