Biocombustíveis

Lógum apresenta os avanços do futuro logístico do transporte de etanol

Alberto Guimarães, presidente da empresa de logística Lógum, apresentou hoje (29), na sede do IBP, o estágio e as perspectivas do sistema de dutos que transportarão a produção de etanol brasileiro até 2016. A companhia pretende construir 1.300 km de dutos, e atualmente desenvolve o trecho qu

Redação
29/11/2011 19:24
Visualizações: 898
Alberto Guimarães, presidente da empresa de logística Lógum - criada pelas parceiras Petrobras, Copersucar, Cosan, Odebrecht, Camargo Correa e Uniduto Logística - apresentou hoje (29), na sede do IBP, o estágio e as perspectivas do sistema de dutos que transportarão a produção de etanol brasileiro até 2016. A companhia pretende construir 1.300 km de dutos, e atualmente desenvolve o trecho que ligará Ribeirão Preto e Paulínea, que terá 212 km.

Com os prazos sendo cumpridos em dia, a expectativa da empresa é de que em dezembro já comece a pré-operação no trecho entre Paulínea e Barueri, que também iniciará os testes do sistema de entrada em São Paulo. A Lógum já possui Licença Prévia (LP) para os trechos que ligarão Uberaba e Ribeirão Preto - já com Licença de Instalação (LI) e autorização de construção -, Paulínea, Anhembi e Araçatuba.

De acordo com Guimarães, o projeto também caminha com foco ambiental. Ele foi apresentado às Nações Unidas e à Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima, para que seja enquadrado no projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). "Estamos nos credenciando para que possamos vender créditos de carbono quando estivermos em plena maturidade do projeto, e esperamos ter cerca de 1,2 milhões de toneladas de CO2 economizadas. Já credenciamos uma empresa americana para conduzir essa parte, e dentro de um ano já deveremos ter a conclusão deste processo", disse.

Sobre o mercado, Guimarães afirma que o alto preço do etanol, em comparação com a gasolina, é algo transitório. "Estamos todos convencidos que isto é algo absolutamente transitório, muito associado ao efeito da crise de 2008, que ainda se reflete em investimentos nesta área, e, mais do que tudo, por questões de plantio. Hoje a crise está muito associada à disponibilidade de cana", afirmou.
De acordo com ele, as projeções de produção de etanol continuam a confirmar a alta atratividade de um projeto de transporte logístico como o que está sendo desenvolvido. "Graças ao crescimento do mercado de veículos flex os investimentos em produção de etanol - usinas novas, chegada de capital estrangeiro - continuam intensos, projetando uma produção cada vez maior, e um excedente que vai nos levar a disponibilizar facilidades de transporte até a costa para viabilizar cabotagem e exportação".

Um fenômeno que acompanha o crescimento do setor é a interiorização da produção. Terras e facilidades para plantio e produção de etanol no estado de São Paulo estão cada vez mais caros, e com isso as plantações estão migrando para locais mais distantes do grande centro de consumo e dos portos de carregamento. De acordo com as projeções da empresa, os estados que receberão uma boa parte da produção, em aproximadamente dez anos, serão Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Atualmente, 90% de toda produção de etanol é escoada por caminhão e 10% por ferrovia. Guimarães afirmou que o êxito do trabalho vem com a integração entre o sistema que está sendo desenvolvido e os modais já existentes.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Centro de Formação Profissional da Universidade Tiradent...
01/12/25
Levantamento Sísmico
TGS inicia pesquisa na Bacia de Pelotas
01/12/25
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana em alta
01/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Comemoração
Infotec Brasil completa 40 anos e destaca legado familia...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Petrosupply Meeting realiza 267 encontros e conecta seto...
28/11/25
Gás Natural
Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é no...
28/11/25
Internacional
Brasil apresenta avanços em resposta a emergências offs...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae impulsiona inovação ao aproximar startups do seto...
28/11/25
Gás Natural
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.