Com objetivo de ampliar a transparência das iniciativas implementadas pela companhia, documento aborda o modelo de governança corporativa, forma de gestão, engajamento e compromissos com colaboradores, cadeia de valor e meio ambiente
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, acaba de lançar o segundo Relatório de Sustentabilidade da companhia, baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O documento foi divulgado em primeira mão nesta quarta-feira (06/07), durante o Log-In Day, evento para investidores realizado pela empresa. A cerimônia ocorreu no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo, e contou com a participação de cerca de 30 investidores.
Com objetivo de ampliar a transparência das iniciativas implementadas pela companhia, o relatório aponta indicadores qualitativos e quantitativos de 2021, a partir de uma matriz de materialidade desenvolvida em 2020, apoiada nas melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance). O reporte aborda, ainda, o modelo de governança corporativa da Log-In, forma de gestão, engajamento e compromissos com colaboradores, cadeia de valor e meio ambiente.
A matriz desenvolvida conta com seis temas de alta materialidade que são a base para a realização de iniciativas até 2023. Entre estes temas estão: integridade, ética e práticas anticorrupção; saúde e segurança de funcionários e terceiros; emissões atmosféricas (GEE, gases tóxicos); gestão da segurança das operações (marítimas, terminais e rodoviárias); descarte de resíduos e efluentes dos navios, bem como Governança Corporativa.
Além disto, a Agenda ESG da Log-In conta com outros 10 temas de alta materialidade e reúne 55 iniciativas e metas, compondo três pilares de atuação: Gente, Cadeia de Valor e Meio Ambiente. De acordo com o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Log-In, Pascoal Gomes, a companhia está comprometida com iniciativas que corroborem para um futuro melhor e o lançamento deste relatório é um importante passo neste sentido.
"Nosso compromisso com o meio ambiente, além de intrínseco a nossas operações, tem por objetivo investir em recursos para reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa. Há anos a Log-In tem se comprometido a aprimorar sua jornada ESG, com iniciativas efetivas nas áreas não só de meio ambiente, mas também de desenvolvimento social e governança", explica Gomes.
Evento para investidores
Após 10 anos desde sua última edição, o Log-In Day, realizado no último dia 6 de julho, é um tradicional evento organizado pela Log-In, com objetivo de aproximar e demonstrar, na prática, as estratégias e iniciativas para o desenvolvimento da empresa.
Nesta edição, o evento contou com a presença de cerca de 30 investidores convidados pela companhia. Com início às 9 horas, o encontro disponibilizou uma agenda completa em que os participantes acompanharam, além da divulgação do Relatório de Sustentabilidade, uma apresentação dos resultados e estratégias da Log-In, participaram de uma Q&A (roda de conversa) com diretores da empresa e conheceram as instalações e operações no Terminal Portuário de Vila Velha a partir de visita e encontro com capitão do navio, além de café e almoço disponibilizados durante a cerimônia.
Segundo Gomes, o evento é essencial para estreitar a relação com investidores e demonstrar de modo transparente a eficiência das operações da companhia. "É um evento tradicional dentro da Log-In, mas que não realizávamos há alguns anos. Para nós é muito importante a volta do Log-In Day para nos aproximar dos investidores e, mais do que isso, reforçar a importância dos investimentos e iniciativas realizadas pela Log-In a fim de aprimorar e garantir a excelência de nossas operações", finaliza.
Resultados do primeiro trimestre
A Log-In divulgou recentemente os resultados financeiros e operacionais referentes ao primeiro trimestre de 2022. Entre janeiro e março de 2022, a companhia registrou recorde histórico, pelo quarto trimestre consecutivo, atingindo R$ 388,4 milhões, resultando em um aumento de 30,9% se comparado ao mesmo período de 2021. Quanto ao EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), a companhia também apresentou recorde para o período, com R$ 114,1 milhões, ou seja, um crescimento de 62% em relação ao 1T21.
Além disso, a receita do serviço de Navegação Costeira, com R$ 299,6 milhões, obteve número recorde para o primeiro trimestre desde o início das operações. O EBITDA foi de R$ 104,8 milhões, representando um aumento de 99,1% em comparação ao registrado em igual período do ano anterior. De janeiro a março, a empresa movimentou um volume de contêineres de 98,9 mil TEUs neste segmento, um crescimento de 8,1% se comparado ao mesmo período de 2021.
Já o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), foi responsável por R$ 32 milhões, crescimento de 12,7% em comparação ao primeiro trimestre de 2021. Com relação à receita, o TVV apresentou um aumento de 29% em relação ao mesmo período, com R$ 77,1 milhões em ROL. De janeiro a março, o terminal movimentou 286,8 mil toneladas de carga geral, além de 40 mil contêineres.
A captação de novos clientes, a diversificação das cargas e o aumento da receita de movimentações de Feeder e Mercosul, bem como do volume de carga geral do TVV foram os principais responsáveis por impulsionar os resultados da empresa.
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