GLP

Liquigás gasta R$ 15 milhões para reposicionar a marca

Valor Econômico
04/07/2005 03:00
Visualizações: 893 (0) (0) (0) (0)

 Com investimentos de R$ 15 milhões, a Liquigás Distribuidora estréia em agosto sua primeira campanha publicitária, 11 meses após ter sido comprada pela estatal BR Distribuidora, e dá início ao reposicionamento das três marcas que compõem a empresa: Liquigás para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; Novogás para o Nordeste, e Tropigás para o Norte. Além de novo logotipo, os produtos e toda a comunicação visual da empresa passam a incorporar a marca BR Distribuidora e Petrobras.
Em setembro de 2004, a BR pagou US$ 450 milhões à italiana Agip para ficar com sua rede de postos de combustível e a Liquigás. A rede de postos e produtos da Agip foram absorvidos pela BR. A distribuição de gás de cozinha (GLP) permanece na Liquigás, que passou a ser subsidiária da BR.
Dos R$ 15 milhões planejados para o relançamento das marcas da rede Liquigás, R$ 5 milhões irão para a campanha de mídia e os outros R$ 10 milhões serão aplicados na mudança na comunicação visual de toda a empresa - desde o lacre dos botijões de gás, até o uniforme dos entregadores, caminhões de distribuição e material de ponto-de-venda. É a primeira campanha da Liquigás, depois que a empresa foi adquirida pela BR Distribuidora, e foi desenvolvida pela F/Nazca.
O diretor de planejamento de mercado da Liquigás, Carlos Alberto Gadelha diz que a idéia inicial era substituir as três marcas por um único nome, mas pesquisas junto ao público consumidor mostraram que não era uma boa tática. "Estamos falando de um mercado altamente `comoditizado`, onde o principal motivador da compra é a agilidade na entrega. As pesquisas nos mostraram que temos esse atributo junto aos nossos consumidores", explicou o executivo.
Além disso, observou, pesou o fato de as marcas regionais da companhia estarem consolidadas em seus respectivos mercados, e uma mudança de marca, diz ele, demandaria trabalho em dobro. "Para nós é muito mais interessante agregar a marca Petrobras aos nossos produtos do que criar uma marca nova".
As pesquisas a que se refere Gadelha foram realizadas em dez capitais, com público predominantemente do sexo feminino (70%), e idades entre 20 e 49 anos. Quarenta e um por cento dos entrevistados pertencem às classes A e B; 38% da classe D e 21% da classe C.
O gerente geral de marketing da Liquigás, Sérgio Bassi diz que agregar as marcas BR Distribuidora e Petrobras nas embalagens de seus produtos pode dar um importante impulso nas vendas. Isso porque, explica ele, aqueles que não eram consumidores da distribuidora de gás declararam na pesquisa que passarão a comprar produtos da empresa e, para 75% deles a adição das marcas da companhia estatal agrega mais confiança ao produto da Liquigás.
Hoje o mercado de distribuição de GLP ao consumidor final - do qual a Petrobras não participava até a compra da Liquigás - é disputado pelas marcas Ultragás, do Grupo Ultra, e pelas marcas Minasgás e Supergasbras, da holandesa SHV. Segundo Carlos Alberto Gadelha, a Liquigás é a terceira colocada, com participação de 23%. A meta, diz ele, é alcançar a liderança do mercado dentro de cinco anos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos de atendimento em Automação e P...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Leilão
PPSA disponibiliza acesso ao Pacote de Dados Híbrido do ...
10/09/25
Internacional
Durante a Gastech em Milão, governador de Sergipe aprese...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Pessoas
ANP realiza cerimônia de posse de novos diretores
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 abre com reforço à integra...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
DNV participa da Rio Pipeline & Logistics 2025
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23