As obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Pecém devem sair dentro do prazo legal. A previsão é que os trabalhos tenham início até o dia 16 de junho. A garantia, dada pelo governo do Ceará, tenta tranquilizar o setor, que aguarda a publicação do projeto executivo que já tem uma semana de atraso.
Em fase de finalização, o documento não foi entregue em virtude da necessidade de execução de um novo estudo geológico do terreno. Só com a análise é possível traçar as obras de terraplanagem e macrodrenagem, obrigatórias para a finalização do projeto executivo. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), até junho serão iniciados os trabalhos físicos para a instalação da ZPE.
As obras serão compostas de duas etapas. A primeira abrange a estrada de acesso, a terraplanagem e a macrodrenagem. De acorco com a Seinfra, parte desses projetos e a minuta já foram entregues à empresa que está preparando o edital de licitação.
A segunda etapa, cujo projeto deve ser concluído até o final de maio, prevê o abastecimento de água, eletrificação, comunicação, esgotamento sanitário e destinação de resíduos sólidos.