Comunicação

Lançado App permite controle de redes sociais com uso de expressões faciais

A farmacêutica Eurofarma e a Dentsu Creative acabam de lançar o aplicativo "Scrolling Therapy", ferramenta experimental alimentada por inteligência artificial, que permite a pacientes com doença de Parkinson controlar seu envolvimento nas redes sociais usando expressões faciais.


15/05/2023 17:07
Lançado App permite controle de redes sociais com uso de expressões faciais Visualizações: 1704 (0) (0) (0) (0)

Com o objetivo de gerar estímulos no rosto e exercitar os músculos desses pacientes, o app, que contou com o apoio da Associação Brasil Parkinson em seu desenvolvimento, é integrado às redes sociais Facebook e Instagram e incentiva pessoas que têm a doença a navegar pelo feed apenas usando expressões faciais, como sorrisos, movimentos de boca, nariz, testa, sobrancelhas, entre outros.

A equipe da Dentsu Creative liderou a ideia, reunindo-se em torno do desenvolvimento em apoio ao colega Sebastián Porta, Offshore Services Director do escritório da agência na Argentina e que é paciente com a doença, e que manifestou a necessidade de fazer algo para ajudar a  comunidade do Parkinson.

"É muito difícil sentar-se em frente a um espelho por 45 minutos por dia e ver suas expressões faciais mudando diante de seus olhos. Viver com a doença já é difícil o suficiente sem literalmente enfrentá-la no espelho todos os dias. Foi por isso que me senti muito motivado a propor uma tecnologia que pudesse apoiar todos os pacientes por meio de uma atividade divertida, que é navegar nas redes sociais", comenta Porta.

A Eurofarma sempre foi especializada em distúrbios do Sistema Nervoso Central e, com esta nova parceria, estamos buscando ir além, com opções que podem apoiar os pacientes com Parkinson”, comenta Marco Billi, vice-presidente de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.

A ferramenta está disponível gratuitamente, em inglês, português e espanhol, no Google Play (aqui) e, segundo a marca, em breve também na App Store.

A criação do aplicativo uniu esforços e colaboração das equipes da Dentsu Creative na Argentina, Brasil e EUA, com especialistas da Eurofarma e da Dentsu Health.

"Esta inovação foi idealizada na Argentina, desenvolvida nos EUA e executada no Brasil, um esforço global de especialistas, médicos, criativos e desenvolvedores, unidos por meio de geografias e idiomas para oferecer esta aplicação tecnológica inovadora", defende o brasileiro Rafael Rizutochief creative officer, US e Hispanic LATAM, Dentsu Creative.

Após baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, um tutorial será carregado e o usuário precisa abri-lo na tela para integração automática com o Facebook e Instagram. Ao acessar uma das redes sociais, a ferramenta já estará em funcionamento. Quando o usuário começa a navegar no feed, existem cinco gestos faciais estabelecidos na plataforma que executarão comandos na tela.

À medida que o paciente progride com os exercícios, mensagens aparecerão na tela indicando o sucesso na execução das expressões. Quando forem completados 45 minutos de atividade, o objetivo diário será alcançado.

Aqui, espie o vídeo que apresenta a ferramenta.

E aqui, veja a ficha técnica completa.

Fonte: Redação TN com Clube de Criação

*Este é um projeto que tem por objetivo compartilhar cases de comunicação/ publicidade que são criadas e exibidas no mundo todo, que abordem temas como DE&I, energia, saúde mental, e outros transversais ao nosso setor que sirvam de inspiração para a área criativa da nossa indústria. E, se tiver profissionais brasileiros envolvidos, melhor ainda! 😊 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Certificação
Asia Shipping recebe Selo de Maturidade nível Ouro por s...
08/10/25
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Instituto Conselheira 101 e Fundação Dom Cabral ampliam ...
08/10/25
Transição Energética
Edital da EDP vai destinar até R$ 500 mil a projetos de ...
07/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Combustíveis
Etanol aumenta mais de 1% em setembro, afirma Edenred Ti...
01/10/25
ESG
Pesquisa Firjan ESG 2025 revela amadurecimento das empre...
30/09/25
Sustentabilidade
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Tecnologia e Inovação
Aplicativos sustentáveis ganham espaço e impulsionam prá...
26/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
Pernambuco
Neoenergia PE renova contrato com R$ 6,1 bilhões em inve...
24/09/25
Cultura
Ano Cultural Brasil/Reino Unido abre oficialmente com cl...
23/09/25
Mercado
Empresas invisíveis: a ascensão dos negócios digitais 10...
20/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Governança Corporativa
5 medidas para integrar a natureza à estratégia de negócios
16/09/25
Mobilidade Sustentável
Naturgy aborda o papel do GNV na mobilidade sustentável ...
15/09/25
Comunicação
Transpetro lança guia inédito de Saúde Marítima
15/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23