A farmacêutica Eurofarma e a Dentsu Creative acabam de lançar o aplicativo "Scrolling Therapy", ferramenta experimental alimentada por inteligência artificial, que permite a pacientes com doença de Parkinson controlar seu envolvimento nas redes sociais usando expressões faciais.
Com o objetivo de gerar estímulos no rosto e exercitar os músculos desses pacientes, o app, que contou com o apoio da Associação Brasil Parkinson em seu desenvolvimento, é integrado às redes sociais Facebook e Instagram e incentiva pessoas que têm a doença a navegar pelo feed apenas usando expressões faciais, como sorrisos, movimentos de boca, nariz, testa, sobrancelhas, entre outros.
A equipe da Dentsu Creative liderou a ideia, reunindo-se em torno do desenvolvimento em apoio ao colega Sebastián Porta, Offshore Services Director do escritório da agência na Argentina e que é paciente com a doença, e que manifestou a necessidade de fazer algo para ajudar a comunidade do Parkinson.
"É muito difícil sentar-se em frente a um espelho por 45 minutos por dia e ver suas expressões faciais mudando diante de seus olhos. Viver com a doença já é difícil o suficiente sem literalmente enfrentá-la no espelho todos os dias. Foi por isso que me senti muito motivado a propor uma tecnologia que pudesse apoiar todos os pacientes por meio de uma atividade divertida, que é navegar nas redes sociais", comenta Porta.
“A Eurofarma sempre foi especializada em distúrbios do Sistema Nervoso Central e, com esta nova parceria, estamos buscando ir além, com opções que podem apoiar os pacientes com Parkinson”, comenta Marco Billi, vice-presidente de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.
A ferramenta está disponível gratuitamente, em inglês, português e espanhol, no Google Play (aqui) e, segundo a marca, em breve também na App Store.
A criação do aplicativo uniu esforços e colaboração das equipes da Dentsu Creative na Argentina, Brasil e EUA, com especialistas da Eurofarma e da Dentsu Health.
"Esta inovação foi idealizada na Argentina, desenvolvida nos EUA e executada no Brasil, um esforço global de especialistas, médicos, criativos e desenvolvedores, unidos por meio de geografias e idiomas para oferecer esta aplicação tecnológica inovadora", defende o brasileiro Rafael Rizuto, chief creative officer, US e Hispanic LATAM, Dentsu Creative.
Após baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, um tutorial será carregado e o usuário precisa abri-lo na tela para integração automática com o Facebook e Instagram. Ao acessar uma das redes sociais, a ferramenta já estará em funcionamento. Quando o usuário começa a navegar no feed, existem cinco gestos faciais estabelecidos na plataforma que executarão comandos na tela.
À medida que o paciente progride com os exercícios, mensagens aparecerão na tela indicando o sucesso na execução das expressões. Quando forem completados 45 minutos de atividade, o objetivo diário será alcançado.
Aqui, espie o vídeo que apresenta a ferramenta.
E aqui, veja a ficha técnica completa.
Fonte: Redação TN com Clube de Criação
*Este é um projeto que tem por objetivo compartilhar cases de comunicação/ publicidade que são criadas e exibidas no mundo todo, que abordem temas como DE&I, energia, saúde mental, e outros transversais ao nosso setor que sirvam de inspiração para a área criativa da nossa indústria. E, se tiver profissionais brasileiros envolvidos, melhor ainda! 😊
Fale Conosco
21