 OTC Brasil 2025
        
        
    
    
        
    OTC Brasil 2025
    
    No primeiro dia de OTC Brasil 2025, evento paralelo apresenta painéis com Petronas, ABB e SBM Offshore que mostram como a inovação aberta e as novas tecnologias já transformam operações, impulsionando eficiência e sustentabilidade no setor de energia
Redação TN Petróleo/Assessoria IBP 
                
            Patrocínio de Cobertura:
O hub de inovação do IBP, o iUP Innovation Connections, iniciou sua programação na OTC Brasil 2025 nesta terça-feira (28) definindo o tom da transformação digital no setor. Os primeiros painéis conectaram a visão estratégica de P&D das grandes operadoras às ferramentas práticas de digitalização, automação e Inteligência Artificial que já estão sendo implementadas no offshore.
A sessão de abertura, focada na estratégia de Pesquisa e Desenvolvimento da Petronas, deu o panorama estratégico. Cris Dain, gerente geral de P&D da companhia, destacou que a inovação é um pilar alinhado à sustentabilidade e digitalização. Ele citou o trabalho contínuo em tecnologias como CCUS (Captura de Carbono) e a importância da ‘inovação aberta’, conectando o P&D ao braço de ventures da empresa para uma colaboração mais próxima do mercado.
Já o painel “Offshore Technology: Innovation for Efficiency, Monitoring and Reliability” moveu o debate da estratégia para a aplicação. Especialistas da SBM Offshore, TMT, ABB e Kraken Robotics detalharam como a eletrificação e a automação estão revolucionando as operações. O consenso é que o futuro já começou, como destacou Antonio Carvalho, especialista em automação da ABB: “Há dois anos, estávamos aqui para falar de um futuro que parecia distante. Hoje, estamos no primeiro passo para concretizar essa visão”.
Os painelistas também enfatizaram o uso crescente de Inteligência Artificial e ferramentas de simulação para auxiliar nos processos, otimizar decisões e prever consequências, aumentando a eficiência e a confiabilidade dos ativos em alto-mar.
O iUP Innovation Connections acontece até o dia 30 de outubro, no mezanino do ExpoRio, com o lema "Conectando Ecossistemas", reforçando seu papel de ponte entre startups, investidores e grandes empresas para acelerar a inovação no setor de energia.
Sobre a OTC Brasil 2025
A OTC Brasil 2025 é realizada no ExpoRio Cidade Nova de 28 a 30 de outubro e conta com o patrocínio Master da Petrobras; patrocínio Diamond das empresas Shell e TotalEnergies; patrocínio Platinum da Equinor, ExxonMobil, Petronas, PRIO e TechnipFMC; patrocínio Ouro da Brava, Chevron e Repsol Sinopec; patrocínio Prata da bp; e patrocínio Bronze da OceanPact, PERBRAS, Vallourec e Tenaris. A EcoPetrol Brasil é patrocinadora do Club Offshore, o BTG Pactual Advisors é o Banco Oficial do evento e a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Governo do Estado do Rio de Janeiro é Parceira Estratégica. A United Airlines é a companhia aérea oficial da OTC Brasil e a Parceira de Conhecimento é a S&P Global Commodity Insights. O B&T XP é o Corretor Oficial de Câmbio; a Ambipar é a Parceira Oficial de Compensação de Emissões; e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) é Associação Convidada. O evento ainda conta com os seguintes parceiros de mídia: eixos, Petro&Química, Brasil Energia, Tn Petróleo, Upstream, Offshore e Oil & Gas Journal. O evento conta ainda com o Apoio Institucional da ABEEMAR, ABEMI, ABESPETRO, ABIMAQ, ABPIP, ABRACO, AHK Mercosul, Arpel, CESAR, EIC, Energy Workforce & Technology Council, Firjan SENAI SESI, IADC, IAPG, Rede Petro ES, SBGf, Syndarma e Abeam, e Visit Rio.
 
        
            
        
            
        
        
            
                
    
        
             
        
            
        
        
            
     
        
                
            
        
        
        
        
             
        
            
        
    Fale Conosco
23