A inauguração do Instituto Senai de Tecnologia em Logística (ISTL), hoje à tarde em Itajaí, promete colocar a região em um novo patamar na qualificação dos trabalhadores do setor. A unidade faz parte do Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira e é a única de logística no país. Com foco na educação profissional e em serviços de consultoria, a estrutura no bairro Barra do Rio vai atender empresas de todo o estado.
No Litoral Norte, com a força portuária e da construção naval e a expansão da construção civil, o instituto é visto como fundamental para um crescimento sólido e de qualidade.
O programa do Senai inclui sete unidades de tecnologia e três de inovação em SC, com investimentos de R$ 174 milhões. Cerca de R$ 9 milhões foram para a estrutura em Itajaí, que recebeu o Instituto de Logística em razão das características da economia regional. As atividades serão concentradas em quatro áreas: armazenagem, produção, distribuição e logística sustentável.
"O principal objetivo é atender a demanda que existe no setor logístico, mostrando para a indústria catarinense o que existe de tecnologia para melhorar a produtividade e eficiência", explica o gerente do instituto, Cleder Bez Batti.
A nova estrutura é voltada especificamente para as empresas. Desde antes da inauguração já ocorreram negociações com Senai e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para colocar o programa em prática. Dependendo do tipo de serviço solicitado o instituto vai até a empresa, por exemplo em determinadas consultorias, ou os trabalhadores são encaminhados ao prédio em Itajaí, no caso de algumas atividades práticas. A unidade conta inclusive com simuladores de oito tipos de equipamentos portuários.
Vinte e cinco pessoas vão trabalhar diretamente na unidade, que tem como destaque de infraestrutura a implantação de quatro laboratórios.
"Nosso programa é inspirado e tem parceria com um instituto da Alemanha", comenta Cleder.
Além de Itajaí, o Senai de SC inaugura hoje um Instituto de Inovação em Sistemas de Manufatura, em Joinville.