Rio Grande do Sul

Intecnial construirá um estaleiro em Triunfo

O segmento naval segue em alta no Rio Grande do Sul. O mais recente investimento nesse setor é da Intecnial, que instalará um estaleiro em Triunfo. A companhia iniciou a montagem de uma embarcação nesse município (por enquanto em uma área provisória)

Jornal do Commercio
28/10/2013 17:47
Visualizações: 981 (0) (0) (0) (0)
O segmento naval segue em alta no Rio Grande do Sul. O mais recente investimento nesse setor é da Intecnial, que instalará um estaleiro em Triunfo. A companhia iniciou a montagem de uma embarcação nesse município (por enquanto em uma área provisória) para a Navegação Aliança. Em breve, realizará um segundo navio, para o mesmo grupo, desta vez no terreno do novo estaleiro.

O gerente de divisão naval da Intecnial, Luiz Carlos Prestes, informa que o empreendimento deve absorver um aporte de R$ 35 milhões a R$ 40 milhões. A estrutura será instalada em um espaço de cerca de 100 mil metros quadrados, às margens do rio Taquari. O estaleiro completo deve ser finalizado em cerca de 18 meses.

Contudo, antes disso, a Intecnial deve concluir dois navios encomendados pela Navegação Aliança. Na sexta-feira, foi realizada a cerimônia de batimento de quilha da embarcação João Mallmann (homenagem a um dos fundadores da Trevisa, controladora da empresa). Este navio será desenvolvido em uma área cedida por um empresário da região.

O diretor da Navegação Aliança, Ático Scherer, explica que o batimento de quilha é o início da construção da embarcação, o primeiro bloco colocado. “Os outros blocos começam a se juntar, para acabar formando o navio todo”, ilustra o dirigente. O João Mallmann terá 101 metros de comprimento, com uma “boca” de 15,5 metros e capacidade para 4,7 mil toneladas, podendo atingir uma velocidade de até 8 nós (cada nó equivale a 1,852 quilômetro por hora). O investimento será de R$ 22,6 milhões, financiado pelo Bndes/Finame e pelo Badesul.

O João Mallmann será entregue para a Navegação Aliança em 2014, e o seu gêmeo, o Juan Rassmuss (nome que será dado em honra a um acionista da Trevisa), também será concluído no próximo ano. Este último navio, cuja implementação deverá iniciar até janeiro, será feito na área do novo estaleiro da Intecnial. A embarcação terá proporções e investimento idênticos aos da primeira.

Os dois graneleiros atuarão exclusivamente na navegação interior. Poderão transportar cargas diversas, porém o foco será na celulose. “A gente sempre tem a pretensão e a ideia de crescer”, salienta o presidente do conselho de administração da Trevisa, Fernando Ferreira Becker. O empresário acrescenta que o sentimento sobre o incremento da movimentação de cargas pela hidrovia gaúcha não é uma aposta, é uma certeza. Um dos fatores que contribuirá é o farelo de soja, cuja produção vem aumentando em consequência da fabricação do biodiesel.

No entanto, o que realmente propiciará um “salto” para a hidrovia, aponta Becker, é a ampliação da fábrica da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba. A Aliança já transporta, atualmente, celulose oriunda dessa planta. Agora, a empresa de logística aguarda se a CMPC abrirá uma licitação ou fará uma adaptação de contrato em relação ao deslocamento do acréscimo de produção. O João Mallmann e o Juan Rassmuss poderão atender a esse serviço.

O estaleiro da Intecnial também prevê demandas futuras. O gerente de divisão naval da companhia revela que a unidade de Triunfo desenvolverá embarcações destinadas à navegação interior, assim como de apoio offshore (oceânicas), como rebocadores e empurradores. O dirigente adianta que a planta terá múltiplas funções e poderá fazer outros equipamentos, como torres eólicas e de caldeiraria. Inicialmente, o complexo gerará um pouco mais de cem postos de trabalho. Entretanto, poderá atingir em torno de 450 vagas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
26/06/25
Margem Equatorial
Em Belém, presidente do IBP defende pesquisas na Margem ...
26/06/25
ANP
Publicado edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025
26/06/25
Leilão
PPSA espera uma arrecadação potencial de R$25 bilhões n...
25/06/25
Combustíveis
ICL alerta para riscos à qualidade dos combustíveis com ...
25/06/25
Oportunidade
CNPEM e USP fazem acordo para oferecer bolsas a pesquisa...
25/06/25
Transpetro
Transpetro reforça investimentos em frota, eficiência e ...
25/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Zinga Metall Brasil participa do Bahia Oil & Gas Energy ...
25/06/25
PetroRecôncavo
PetroRecôncavo celebra 25 anos com investimentos robusto...
25/06/25
Biocombustíveis
Posicionamento IBP - Elevação do percentual de mistura d...
25/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22