Redação TN com Assessoria
Em um Brasil onde 96,6% das empresas listadas na B3 não têm nenhuma pessoa negra em seus Conselhos de Administração e apenas 1% das cadeiras são ocupadas por mulheres negras, o Programa NEXUS – Networking e Expertise para Sustentação em Conselhos já apresenta resultados concretos. Em apenas quatro meses depois da conclusão da primeira turma, a 2ª edição do curso de alta liderança foi iniciada, reunindo ao todo 67 mulheres negras.
O NEXUS foi concebido para responder a essa lacuna, em um momento estratégico marcado pela nova legislação de cotas para mulheres em conselhos. A iniciativa combina a excelência acadêmica da Fundação Dom Cabral – reconhecida pelo Financial Times como a melhor escola de negócios da América Latina – com a missão do Instituto Conselheira 101 de ampliar o acesso de mulheres negras e indígenas a espaços de decisão.
Mais do que um curso, o NEXUS se tornou um espaço de conexão, aprendizado e fortalecimento coletivo. As participantes – mulheres negras com maturidade profissional e atuação em empresas nacionais e multinacionais – encontram ali não apenas conhecimento técnico, mas também apoio, pertencimento e inspiração para trilhar caminhos rumo à alta governança.
Para Jandaraci Araújo, presidente do Instituto Conselheira 101, “a presença de mulheres negras e indígenas nos Conselhos de Administração é um passo essencial para a construção de empresas mais diversas, inovadoras e alinhadas com os desafios do futuro. Estamos formando não apenas conselheiras, mas agentes de transformação que contribuirão para uma governança mais plural e conectada com a realidade do nosso país.”
Segundo Fabíola Carla, gerente de negócios e soluções da Educação Social da Fundação Dom Cabral, “o NEXUS tem a proposta de desenvolvimento de uma jornada de ampliação de capacidade e habilidades, para que mulheres negras e indígenas se fortaleçam para conquistar e manter as posições executivas e de liderança em Conselhos de Administração. Esta proposta do programa traduz nossa crença no poder da educação como uma ferramenta potente para a inclusão social”, afirma.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com 49 anos de excelência, reconhecida entre as 10 melhores do mundo no ranking de Educação Executiva do Financial Times 2025 — 4ª colocada em Programas Abertos (1º lugar em cinco critérios dessa categoria) e 8ª em Programas Customizados. Oferece soluções de desenvolvimento, preparando líderes para resolver problemas complexos e criar soluções inovadoras para pessoas, organizações de médio e grande porte, públicas e privadas, e a sociedade. Com uma abordagem única, integra rigor científico à aplicabilidade, inteligência à afetividade e desempenho ao progresso social. Em 2024, mais de 20 mil participantes foram certificados pela FDC.
Além de sua atuação na educação executiva e acadêmica, a FDC também investe no desenvolvimento social, apoiando jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais. A instituição conta com um robusto programa de bolsas de estudo, consolidando suas ações no âmbito da educação social. O portal Seja Relevante amplia ainda mais essa capilaridade, ao democratizar o acesso a conteúdos sobre gestão, negócios, impacto social e carreira.
Fale Conosco
23