COP27

Indústria é importante provedora de soluções para descarbonizar a economia, diz presidente da CNI

Robson Braga de Andrade abriu na última quarta-feira (16) o Brazilian Industry Day. Evento, realizado durante a COP27, no Egito, apresentou experiências das empresas brasileiras

Redação TN Petróleo, Agência CNI de Notícias
18/11/2022 09:28
Indústria é importante provedora de soluções para descarbonizar a economia, diz presidente da CNI Imagem: Divulgação Visualizações: 1484

“Além dos investimentos em processos de produção mais sustentáveis, a indústria brasileira tem sido uma importante provedora de soluções para a descarbonização da economia.” A declaração do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, foi feita na última quarta-feira (16) na abertura do Brazilian Industry Day.

A atividade ocorre durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) e busca aprofundar o debate acerca dos quatro pilares de sustentabilidade da indústria e apresentar experiências bem-sucedidas das empresas brasileiras. 

Ele destacou que entre as inovações nessa área estão o desenvolvimento de novas fontes de energia renovável, como o etanol de segunda geração, a produção de bioinsumos para a agropecuária capazes de reduzir as emissões de metano, fármacos e cosméticos que valorizam os ativos naturais e contribuem para a conservação da biodiversidade e das florestas.

“Para incentivar a expansão dos investimentos em modelos sustentáveis e promover o pleno desenvolvimento da bioeconomia no país, é preciso aumentar a competitividade da nossa indústria. Devemos, entre outras medidas, adotar uma política industrial moderna, que estimule a inovação e a produção de tecnologias socioambientais. É necessário que o plano também promova as fontes renováveis e a eficiência no uso da energia. Isso pode trazer vantagens competitivas para as empresas e garantir um lugar de maior destaque para o Brasil no cenário internacional”, disse o dirigente.

Andrade destacou que no atual cenário global, em que há risco de desaceleração da economia, o combate às mudanças climáticas deve ser combinado com iniciativas que garantam a segurança alimentar e o abastecimento de energia para a população de todo o mundo, em especial nos países pobres.

Para isso, defendeu a união de esforços para buscar soluções adequadas e para construir um futuro sustentável, com oportunidades para todos.

“As ações em favor do combate às mudanças do clima devem ser combinadas com medidas que incentivem o crescimento duradouro da economia”, disse, ressaltando que indústria brasileira é indispensável para ampliar os investimentos em tecnologias limpas e criar empregos de qualidade para a população.

Alcance das metas climáticas depende de participação industrial

A participação da CNI na COP27 faz parte das iniciativas do setor industrial para ampliar o debate sobre a transição para uma economia de baixo carbono, ou seja, incorporando tecnologias limpas e processos produtivos mais eficientes e que causam o menor impacto possível no meio ambiente, reduzindo ou eliminando a emissão de gases de efeito estufa.

E para que o Brasil alcance as metas climáticas, a entidade tem estimulado ações empresariais e atuado junto ao governo brasileiro, defendendo a implementação de um plano consistente de descarbonização da economia.

As recomendações preparadas pela Confederação para o governo brasileiro nesta Conferência priorizam três temas: estabelecimento e operacionalização do mercado global de carbono, mobilização de recursos para assegurar o financiamento climático e avanço da agenda de adaptação à mudança do clima.

“A presença de líderes empresariais, de representantes do governo e de outros segmentos da sociedade nesta COP27 confirma que o Brasil está preparando caminho para enfrentar, de forma efetiva, o desafio das mudanças climáticas e os efeitos negativos do aquecimento global”, disse o presidente.

Participaram da abertura do Brazilian Industry Day o secretário nacional da Amazônia, Marcelo Freire, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.

O evento prosseguiu ao longo do dia com cinco painéis com os temas ações para o desenvolvimento do mercado de hidrogênio verde no Brasil; as iniciativas da indústria para uma economia de baixo carbono; bioeconomia e florestas; neutralidade climática; e transição energética.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.