A HTS Brasil, empresa do Ergos Group e braço da israelense HTS - especialista em tecnologia para reconhecimento de dados -, participa da Intermodal South America 2013 com um “gate” automatizado para demonstrar a eficiência da solução OCR para controle e agilidade no recebimento de cargas nos portos. O evento acontece até o dia 4 em São Paulo.
“Muito tem se falado sobre as extensas filas nos portos e sobre a demora no recebimento de cargas. Com as soluções do sistema OCR é possível resolver estes problemas e garantir uma melhor produtividade, não só para as empresas que administram os terminais, mas também para clientes fornecedores e compradores das cargas”, destaca Alex Mendes, presidente do Ergos Group e HTS Brasil.
Mais sobre OCR
A tecnologia OCR permite uma variedade de aplicações em sistemas de carga, transporte e logística de tráfego, automação e segurança. Instalado nos gates, por exemplo, o sistema permite reconhecer a placa do caminhão, o número do contêiner e, em seguida, transmitir as informações que liberam o acesso dos veículos e cargas. Além disso, oferece imagens e vídeos para inspeção de danos, garantindo a integridade da carga transportada.
Atualmente, são mais de 1000 sistemas presentes em 40 países, incluindo os portos das cidades como Seattle e Costa Oeste (EUA), Antwerp (Bélgica), Lisboa (Portugal), Buenos Aires (Argentina), Rotterdam (Holanda) e Algeciras (Espanha), este o porto mais automatizado do mundo.
No Brasil, a HTS opera o sistema nos maiores nomes do setor, o terminal portuário da empresa Tecondi, no porto de Santos (SP), e do Grupo Libra.
“Na Tecondi somos responsáveis pela automatização de 22 ‘gates’. São 20 pórticos de reconhecimento de caminhões e dois para trens monitorados em tempo real sem intervenção humana. Para o Grupo Libra, o OCR será implantado em todos os portões de acesso de carga e carretas nas unidades nos portos de Santos e Rio de Janeiro”, completa Maxwell Rodrigues, vice-presidente da HTS Brasil.