São Paulo

Grupo negocia estaleiro em Cubatão

<P>Empresários portugueses anunciaram planos para construir um estaleiro de reparos navais às margens do Canal de Piaçaguera, em Cubatão. As negociações sobre o empreendimento começaram ontem e devem continuar na próxima segunda-feira. A expectativa é que a unidade entre em atividade em tr?...

A Tribuna - SP
08/03/2007 00:00
Visualizações: 790 (0) (0) (0) (0)

Empresários portugueses anunciaram planos para construir um estaleiro de reparos navais às margens do Canal de Piaçaguera, em Cubatão. As negociações sobre o empreendimento começaram ontem e devem continuar na próxima segunda-feira. A expectativa é que a unidade entre em atividade em três anos.

O interesse dos europeus foi anunciado ontem, durante o último dia do I Encontro de Oportunidades de Negócios Brasil-Portugal, promovido pelo Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga (CEDV), de Portugal, em Santos. O evento buscou estreitar laços entre entidades empresariais, comerciais e de ensino dos dois países.

De acordo com o presidente do CEDV, Eduardo Oliveira Costa, empresários do seu país querem instalar uma ‘‘indústria naval de reparação’’ nas proximidades do complexo santista. Segundo ele, as análises técnicas já começaram a ser feitas por técnicos búlgaros, contratados por empresários do CEDV. ‘‘É um interesse definitivo. Primeiro, nossa intenção é fazer reparação naval. Depois, havendo o sucesso esperado, poderemos avançar para outros segmentos’’, revelou Costa a A Tribuna.

Além do interesse comercial, os investidores do CEDV querem incrementar os serviços oferecidos no Porto de Santos. Segundo o representante empresarial, a idéia é integrar o cais santista ao plano de tornar Portugal a principal porta de entrada dos produtos brasileiros (especialmente os oriundos dos terminais da Baixada Santista) na Europa.

‘‘Um dos grandes problemas de Santos é não ter reparação naval. Não se pode admitir, nos tempos atuais, parar uma operação porque o navio precisa fazer um determinado conserto no Rio de Janeiro’’, argumentou o presidente do CEDV.

Para o prefeito de Cubatão, Clermont Castor, que recebeu os empresários ontem, a divulgação dos planos europeus foi fundamental para a abertura das negociações. Ele propôs aos portugueses, durante reunião à tarde, o agendamento de encontros para tratar do assunto. ‘‘Pretendo me reunir com os potenciais investidores e colocar os projetistas da DTA (firma que elaborou um projeto de um complexo naval na região do Canal de Piaçaguera) em contato com o Eduardo Costa nesta segunda-feira. Eles querem fazer um estaleiro de reparos e é tudo que nós precisamos para gerar renda, emprego e riquezas para Cubatão’’, destacou.

Perguntado se os empresários estrangeiros pediram a cessão de alguma área para o empreendimento, Castor disse apenas que ‘‘tudo vai se desenrolar durante as discussões’’.

Protocolo - No início da noite de ontem, o presidente da Associação dos Municípios das Terras de Santa Maria, em Portugal, José Bastos da Silva, e o prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), João Paulo Tavares Papa, assinaram um protocolo de cooperação entre as duas regiões, no Paço Municipal santista.

O documento é o primeiro passo para incentivar a troca de mercadorias entre as duas localidades e fomentar o plano do empresariado português de concentrar, em seu país, a entrada de cargas brasileiras no continente europeu.

Ainda no Paço, membros da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da Universidade Católica de Santos (UniSantos) firmaram parceria com faculdades lusitanas para desenvolver estudos sobre o potencial de negócios entre os dois países, especialmente entre as duas regiões.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
Produção
Produção de petróleo e gás natural da União alcançam nov...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Brasil e Argentina estão próximos de acordo sobre comérc...
11/09/25
Combustíveis
Diesel fica mais caro em agosto na comparação com julho,...
11/09/25
São Paulo
FIEE 2025 mostra que mobilidade elétrica conecta indústr...
11/09/25
Refino
Petrobras produz SAF com conteúdo renovável na Revap
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23