Redação TN Petróleo/Assessoria
O Grupo FTS Par arrematou o contrato de arrendamento da área portuária denominada PAR 50 no Porto de Paranaguá, com valor de outorga ofertado de R$1 milhão. O leilão, promovido pela empresa pública Portos do Paraná, foi realizado na B3, em São Paulo, nesta sexta-feira (24).
O contrato terá 25 anos de duração e prevê investimentos de R$338,2 milhões ao longo do período. A área, no lado oeste do cais do porto, tem 85 mil m² e é destinada à movimentação de granéis líquidos.
A FTS Par atua há mais de 35 anos no setor portuário, na movimentação de granéis sólidos e carga geral. Segundo o diretor institucional do Grupo, Alex Ávila, com este investimento o objetivo é oferecer novos serviços aos clientes. "O grupo busca diversificar as atividades, aumentando o portfólio de serviços e acompanhando sempre o desenvolvimento do mercado", destacou Alex.
O secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, destacou que acredita neste modelo com a participação da iniciativa nos portos brasileiros. "Nós entendemos que uma autoridade portuária forte tem condição de fazer o seu papel de agente de desenvolvimento do estado e ao mesmo tempo atrair a iniciativa privada, dando segurança jurídica ao investidor", ressaltou Gusmão.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, lembrou que, desde 2019, a empresa que administra os Portos de Paranaguá e Antonina trabalha no arrendamento de áreas portuárias. "Para que a iniciativa privada com sua agilidade e competência possa desenvolver, da melhor maneira possível, as operações portuárias. Este é o caminho."
Em março de 2022, a FTS Par já havia conquistado o terminal PAR 32 dedicado à carga geral.
Sobre a FTS Par
A FTS Par, grupo paranaense especializado em infraestrutura e logística, trabalha com serviços para viabilizar o comércio exterior. Entre as empresas do grupo estão o Porto Ponta do Félix, em Antonina, litoral do Paraná; a Fortesolo - empresa especializada no desembarque e armazenagem de fertilizantes, em Paranaguá; o Terminal Oeste de Exportação (TOEX) - em fase final de construção e que irá operar no complexo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, a empresa de agenciamento marítimo Fortenave; o terminal Fortepar, de embarque de açúcar ensacado e carga geral em Paranaguá e a FastFrete - plataforma inteligente de cotação e gestão de frete rodoviário.
Fale Conosco
21