Hidrelétricas

GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II do Brasil

É o segundo Projeto de O&M que a GE Vernova realizará com participação e parceria da Aliança Geração de Energia.

Redação TN Petróleo/Assessoria GE Vernosa
01/07/2025 18:14
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II do Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 253 (0) (0) (0) (0)

A GE Vernova anunciou hoje (01/7)  que garantiu um pedido com a Aliança Geração de Energia SA para um contrato de Operação e Manutenção (O&M) para as usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II (240 MW e 210 MW) no Rio Araguari, no estado de Minas Gerais, Brasil. O escopo do trabalho inclui toda a manutenção dos equipamentos das usinas e sua operação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em 2024, a GE Vernova já garantiu uma parte do contrato: a assistência de manutenção no local, permitindo o início da mobilização da equipe de serviços para atuar no site.

As usinas hidrelétricas Amador Aguiar I e II têm capacidade de, respectivamente, 240 megawatts (MW) e 210 MW de energia. Elas começaram a operar em 2006. As atividades de serviço ajudarão a melhorar as operações das usinas de aproximadamente 18 anos, para que o Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) e a Aliança Geração de Energia SA possam aproveitar ao máximo seus ativos e recursos para atender à demanda de eletricidade no Brasil.

Com sua base instalada de mais de 109 gigawatts (GW) de energia hidrelétrica, as grandes usinas hidrelétricas respondem por cerca de 65% da geração nacional de eletricidade no Brasil, de acordo com a International Hydropower Association. E, como o desenvolvimento de novas usinas hidrelétricas no país está ficando mais restrito devido ao afastamento dos locais disponíveis, de acordo com a IEA, há um enorme potencial para ajudar a aumentar a produção na base instalada por meio de atividades de serviços, O&M e reabilitações no Brasil.

“Os operadores de ativos hidrelétricos buscam manter a operação da usina no maior Índice de Disponibilidade da Usina, o menor tempo de inatividade possível e sem falhas, para ajudar a continuar fornecendo energia renovável à rede brasileira de maneira confiável e segura. Nossa equipe da GE Vernova estará no local para nos apoiar na operação de ambas as usinas hidrelétricas e executar as tarefas de manutenção com os mais altos padrões de EHS.” disse Claudio Trejger, líder da Hydro Power LATAM, GE Vernova.

Este projeto faz parte da lista da GE Vernova de mais de quarenta referências de O&M de energia hidrelétrica realizadas globalmente nos últimos 25 anos. É também o segundo projeto de O&M que a GE Vernova realizará com participação e parceria da Aliança Geração de Energia. A equipe de serviços da Hydro Power está atualmente trabalhando na usina hidrelétrica de Igarapava sob um projeto de O&M (*) contratado em 2021 pelo Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava, que tem participação da Aliança Geração de Energia e seus parceiros do consórcio, para assumir a total responsabilidade pela operação e manutenção da usina. A GE Vernova tem sido um agente fundamental no setor de serviços, com destaque para os projetos de 210 MW em Igarapava e 11,2 GW em Belo Monte, no Brasil.

A GE Vernova mantém o alcance global e escala necessários para liderar a transição energética para um futuro eletrificado e descarbonizado. No Brasil, com aproximadamente 5.000 funcionários trabalhando em todo o país, a GE Vernova está atendendo seus clientes fornecendo soluções, como os trabalhos de Operação e Manutenção da Aliança Geração de Energia, para ajudar a criar um sistema de energia elétrica mais confiável e sustentável, sustentando o progresso e a prosperidade das comunidades onde a empresa opera.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.