Energia elétrica

GE Renewable Energy assina contrato com a SPIC Brasil para modernização da Usina Hidrelétrica São Simão

Localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás, a usina hidrelétrica São Simão tem 1.710 MW de capacidade instalada, o suficiente para abastecer 6 milhões de residências

Redação TN Petróleo/Asssessia
22/03/2022 10:39
GE Renewable Energy assina contrato com a SPIC Brasil para modernização da Usina Hidrelétrica São Simão Imagem: Divulgação Visualizações: 2654

A divisão de Hydro da GE Renewable Energy assinou um contrato com a SPIC Brasil para liderar o projeto de modernização das unidades geradoras e serviços auxiliares da Usina Hidrelétrica São Simão. Localizada na divisa de Minas Gerais e Goiás, entre os municípios de Santa Vitória (MG) e São Simão (GO), a usina possui seis unidades geradoras, que entregam até 1.710 MW, energia suficiente para abastecer 6 milhões de residências.

O escopo do contrato prevê o fornecimento de equipamentos para as turbinas, geradores e sistemas auxiliares, além de toda a engenharia de projeto e integração, montagem e comissionamento das seis unidades geradoras. Além da atuação da divisão de Hydro da GE, o projeto contará com o apoio da Powerchina. Esta empresa, que integra o consórcio liderado pela GE para execução do projeto, é responsável pelo fornecimento dos sistemas BOP elétricos e mecânicos, SDSC e hidromecânicos.

"Sabemos que a modernização das hidrelétricas, principal fonte de energia limpa e renovável no Brasil há décadas, é essencial para acelerarmos a transição energética. Com mais esse projeto, reafirmamos nosso compromisso de apoiar a geração de energia limpa, acessível e confiável para milhões de brasileiros. Nossos times trabalham para otimizar as operações das usinas e melhorar sua disponibilidade para nossos clientes, a fim de que eles possam aproveitar o máximo de seus ativos e dos recursos disponíveis para atender à demanda de eletricidade no país ", afirma Cláudio Trejger, Presidente e CEO da divisão de Hydro da GE Renewable Energy na América Latina.

“A modernização prepara a Usina Hidrelétrica São Simão para o futuro, reforçando a   eficiência e confiabilidade do nosso principal ativo de geração de energia renovável no país, e que está sendo equipado com a mais moderna tecnologia. A usina está situada em uma importante e estratégica região de fluxo eletro-energético, sendo uma fonte importante para o sistema nacional de geração de energia”, diz Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

 

A execução do projeto tem duração prevista de nove anos, contemplando todo o ciclo de engenharia, desenvolvimento, integração, fornecimento, montagem e comissionamento. As etapas de aquisição de componentes e fabricação de equipamentos acontecerão na unidade da GE Renewable Energy em Taubaté (SP) e em fornecedores parceiros, gerando oportunidades para outras empresas que atuam na indústria hidrelétrica e um impacto positivo para a cadeia produtiva do setor no Brasil e fora do país.

A fase final do projeto, a ser realizada por especialistas da GE Renewable Energy, compreende a montagem, instalação e testes dos equipamentos.

A GE Renewable Energy está comprometida em fornecer e manter uma base instalada de recursos renováveis, incluindo a fonte hídrica, que, no Brasil, corresponde a mais de 60% da matriz elétrica. Com tecnologia e inovação, a empresa atua em parceria com seus clientes para otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, melhorar a disponibilidade dos ativos e contribuir para a redução do custo da energia renovável, tornando as operações mais competitivas, ao mesmo tempo em que ajuda a acelerar a transição energética em todo o mundo.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.