O presidente-executivo da Galp Energia, Ferreira de Oliveira, disse que as vendas de combustível da empresa são iguais em Portugal e na Espanha, se forem excluídos os combustíveis para os mercados aéreo e marítimo.
"Nas vendas em terra, no continente, [excluindo os combustíveis para os mercados aéreo e marítimo] a Galp Energia hoje vende na Espanha exatamente os mesmos volumes que vende em Portugal", disse Ferreira de Oliveira, durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa relativos ao primeiro semestre.
O presidente da Galp Energia ressaltou que a petrolífera é "uma empresa totalmente equilibrada em termos de presença nos dois mercados".
Durante a entrevista coletiva, Ferreira de Oliveira disse que a Galp tem um peso econômico na Península Ibérica de 15%, superior à cota de mercado do Produto Interno Bruto (PIB) português no PIB Ibérico.
"Isto , hoje tem um peso econômico na península ibérica, um peso de mercado, superior à cota de mercado do PIB Português no PIB Ibérico", afirmou.
No final de Junho, a Galp Energia tinha 1.471 estações de serviço e 448 lojas de conveniência na Península Ibérica.
O lucro da Galp Energia recuou 53% no primeiro semestre do ano, face ao período homólogo, para 101 milhões de euros (R$ 265,49 milhões).
Segundo Ferreira de Oliveira, a procura de óleo diesel em Portugal aumentou 1,7% no primeiro semestre do ano face a igual período de 2008, enquanto a procura de gasolina no mesmo período caiu 1,9%.