Parceria

FPSO Anna Nery: ABB se une à Yinson em projeto de óleo e gás offshore no Brasil

Redação/Assessoria
06/07/2020 18:13
FPSO Anna Nery: ABB se une à Yinson em projeto de óleo e gás offshore no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1714 (0) (0) (0) (0)

A ABB assinou um contrato com a fornecedora de soluções elétricas Yinson Production Pte Ltd., para fornecimento de equipamentos elétricos, sistema de controle, telecom e serviços a bordo da FPSO Anna Nery destinada ao campo de petróleo Marlim 2, nas águas profundas da Bacia de Campos, no Brasil. A Yinson garantiu o contrato para converter as principais operações do 2002 Crude Oil Tanker e a manutenção da FPSO. Está planejado que este navio opere no campo por 25 anos.

InstitucionalImpulsionando seu sistema de controle ABB Ability™ Sistema 800xA com Select Input/Output (IO), a ABB assumirá a responsabilidade pela engenharia de integração no projeto, agregando todos os módulos de produção a bordo do navio em um Sistema Integrado de Controle e Segurança (ICSS).

Flemming Grønnegaard, Chief Executive Officer Offshore Production da Yinson comentou: “Nós nos comprometemos a entregar essa FPSO de forma enxuta, eficiente e no prazo adequado e acreditamos que as soluções de tecnologia da ABB e sua experiência em inúmeros outros projetos desta natureza nos permitirão conseguir este objetivo. Marlim 2 é um importante projeto para a Yinson e dada a experiência da ABB, nós temos a confiança na ABB como parceiros para a FPSO Anna Nery.”

Esse é um dos diversos projetos em que a ABB irá utilizar seu Select I/O para uma execução mais eficiente do projeto. O Select I/O é um sistema de entrada e saída de canal único, selecionados convenientemente, distribuídos em rede Ethernet, onde os sinais do campo são digitalmente organizados em caixas de distribuição elétrica inteligentes. Utilizando a abordagem de engenharia xStream da ABB junto com o rearranjo digital, o Select I/O reduzirá o tempo do projeto ao permitir que o time de projeto de software desvincule suas atividades do projeto de hardware e padronizem completamente o projeto do gabinete. Os gabinetes podem, então, serem instalados e concluídos mais cedo durante a construção. A ABB irá executar toda a engenharia de software em um sistema cloud fazendo a construção do hardware e software caminharem juntas até a fase final do projeto ao utilizar o Select I/O e o rearranjo digital. Essa integração ininterrupta irá melhorar a interface com os equipamentos topside, sistemas de segurança, sistema de navegação, equipamentos de telecom, equipamentos de vigilância e os sistemas elétricos.

Brandon Spencer, diretor do segmento Energy Industries da ABB disse: “Nós temos um legado forte em entregar sistemas integrados de Telecom, Sistema de Controle e Elétrica para FPSOs, tanto no Brasil quanto no mundo, a partir de nossos centros de excelência em Cingapura e na Noruega. Com a implementação do ABB Ability™ Sistema 800xA nessa FPSO, nós poderemos ajudar a Yinson a organizar a execução do projeto e suas operações. Isso irá melhorar a efetividade geral dos equipamentos, alternadamente fornecendo dados de insights importantes que ajudarão na tomada de decisões em tempo real sobre o desempenho.”

A colaboração entre as duas empresas irá rodar o mundo, com times regionais da ABB trabalhando com a Yinson na Ásia e no Brasil, enquanto aproveitam a expertise global em offshore da empresa, por meio do seu time estabelecido na Noruega.

A ABB tem um forte histórico no fornecimento de soluções digitais para FPSOs, trabalhando anteriormente em diversos outros projetos de FPSO, incluindo Maersk Peregrino, o Goliat e FPSO Armanda Olombendo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Resultado
Porto Sudeste registra recordes na operação de minério d...
02/09/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Reconhecimento
Porto de Itaguaí vence em crescimento na movimentação de...
29/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Indústria Naval
Metizoft marca presença na Navalshore 2025 reforçando su...
20/08/25
Margem Equatorial
Embarcação é um dos recursos que serão colocados em prát...
19/08/25
Certificação
Transpetro recebe certificação inédita por programa de t...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Portos
Concessões no setor de portos somam R$ 30 bilhões em inv...
18/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23