Começa nesta terça-feira, 16, o “Empregabilidade 2010”, fórum pioneiro na Baixada Santista que irá discutir as demandas da região nos temas mercado, profissionalização e qualificação. O evento será aberto às 9 h
RedaçãoComeça nesta terça-feira, 16, o “Empregabilidade 2010”, fórum pioneiro na Baixada Santista que irá discutir as demandas da região nos temas mercado, profissionalização e qualificação. O evento será aberto às 9 horas, no Teatro Guarany, em Santos-SP, e segue até 19. Cada dia tratará das oportunidades de trabalho com foco em um dos pilares econômicos da região: porto, petro&gás, turismo e indústria.
A quarta-feira, 17, será dedicada à empregabilidade e a qualificação profissional no setor de Petróleo & Gás. Destaque para a palestra inaugural com Ozires Silva, reitor da Unimonte e ex-presidente da PETROBRAS, às 10 horas. O evento tem como objetivo traçar o perfil da empregabilidade, mapeando a questão da qualificação frente às reais demandas de trabalho dos principais setores econômicos da região, entre eles, o de Petróleo & Gás, por conta da Bacia de Santos. Na palestra inaugural Ozires Silva trará um panorama do setor. “O objetivo do Fórum é mapear a questão da qualificação. Por isso, procuramos montar uma grade de palestras que comportasse os diversos atores intervenientes do setor, ou seja, representantes da iniciativa privada, entidades, sindicatos, escolas técnicas e universidades, e órgãos governamentais, para que possamos ao final traçar um perfil mais claro das oportunidades de trabalho e formação, assim como as lacunas e deficiências, pois só assim saberemos onde é preciso redobrar esforços”, explica a jornalista Érica Amores, diretora da Conteúdo Empresarial, organizadora do evento.
Outro objetivo, conta Vera Moraes, diretora da Revista Santos Modal, realizadora do Fórum, é gerar conhecimento, fazer do evento um canal para a troca de experiências, não só pensando nas alternativas de empregos diretos e indiretos, mas também em oportunidades de prestação de serviços para empresas dos setores econômicos que serão explorados”, completa. Empregos - O evento acontece em uma época muito propícia, em que a questão do emprego é destaque no cenário nacional. Pelo terceiro trimestre consecutivo, o Brasil é o segundo país mais otimista quanto às contratações de funcionários entre todos os pesquisados pela Manpower, uma empresa de recursos humanos líder no mercado. Nas Américas, com uma Expectativa Líquida de Emprego de 38%, o país é o primeiro do ranking, segundo dados da pesquisa de Expectativa de Emprego (Manpower Employment Outlook Survey), que avaliou a intenção de contratação de mais de 61 mil empresas para o segundo trimestre de 2010. No Brasil, quase mil empregadores foram ouvidos.
Os números da pesquisa vêm de encontro à recente expectativa lançada pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, que prevê a criação de mais de 2 milhões de novas oportunidades de trabalho, o dobro registrado em 2009, graças ao aquecimento da economia brasileira e da recuperação da indústria nos primeiros meses de 2010.
Fale Conosco
21