Porto de Santos

Fiscais realizam operação-padrão

<P>Os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atuam no Porto de Santos estão trabalhando sob o regime de operação-padrão. Ontem, eles decidiram não acatar a decisão do comando estadual do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (Sinagências), de...

A Tribuna - SP
25/07/2008 00:00
Visualizações: 449 (0) (0) (0) (0)

Os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atuam no Porto de Santos estão trabalhando sob o regime de operação-padrão. Ontem, eles decidiram não acatar a decisão do comando estadual do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (Sinagências), de retomar a greve da categoria por tempo indeterminado.

Uma nova reunião foi agendada hoje entre representantes dos agentes de Santos e do comando nacional do movimento. Desse encontro poderá sair uma nova decisão sobre o ritmo de trabalho no posto da Anvisa que atende o cais, informou a representante do Sinagências em Santos e integrante do comando de greve local, Sueli Dias Pereira.

As operações em portos e aeroportos dependem essencialmente da atuação dos agentes sanitários, que realizam inspeções para verificação de possíveis contaminações entre os tripulantes. Estes profissionais são responsáveis também por fiscalizar a qualidade dos produtos perecíveis e farmacêuticos importados que chegam ao complexo portuário. Eles ainda emitem a livre prática, documento que permite a atracação dos navios nos portos.

Os reflexos da operação-padrão - em que todos os funcionários voltam ao trabalho, mas sem o cumprimento normal da demanda de trabalho -­ só serão sentidos a partir de segunda-feira, segundo o vice-presidente do Sindicato das Agências Marítimas do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque. Até o momento, disse ele, as agências não enfrentam problemas com a emissão da livre prática dos seus navios no complexo portuário santista.

Roque afirmou que pretende utilizar uma liminar concedida pelaJustiça durante o primeiro tempo da paralisação, há menos de um mês, para liberação das cargas e dos navios das 57 associadas ao órgão. Mesmo dessa forma, ele contabilizou prejuízo de US$ 15 milhões nos 12 dias da greve, que havia sido suspensa para negociação com o Governo Federal no último dia 11.

Os terminais marítimos também trabalham, até agora, alheios ao que acontece na fiscalização sanitária. Contudo, o diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), José dos Santos Martins, manifestou a preocupação dos terminais com essa situação recorrente. Ele afirmou que a categoria espera que o Governo Federal tome as medidas cabíveis, porque um movimento como esse provoca prejuízos irreparáveis para os usuários do Porto de Santos e para a economia nacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22