PD&I

Firjan: investimentos em inovação movimentam a indústria de petróleo durante a crise

Redação/Assessoria Firjan
15/06/2020 15:55
Firjan: investimentos em inovação movimentam a indústria de petróleo durante a crise Imagem: Divulgação Visualizações: 879 (0) (0) (0) (0)

Investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) se tornou ainda mais essencial neste momento de pandemia e na retomada após a crise da Covid-19. O tema foi debatido, em 09/06, na Websérie Óleo e Gás (O&G), série promovida pela Firjan sempre às terças-feiras. Os encontros on-line são mediados por Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação.

No Brasil, o estímulo ao investimento em pesquisa e na adoção de novas tecnologias para o mercado de O&G é pautado em cláusula própria nos contratos de concessão, que estabelece que as empresas petrolíferas destinem 1% da receita bruta de produção para PD&I. A regulação fica a cargo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Publicidade

De acordo com Leandro Arceu, vice-presidente de Engenharia da Aker Solutions, a inovação é fundamental para o ciclo de vida da empresa. “A tecnologia vem auxiliar na redução de custos e no aumento da competitividade. Cria soluções que envolvem a digitalização dos produtos e serviços, para garantir maior precisão das operações. Apostamos na transição energética, investindo em equipamentos all-electric. Várias operadoras têm mostrado interesse em geração de energia eólica offshore e redução da pegada de carbono”, citou.

Arceu fez questão de ressaltar que os investimentos em PD&I são promissores para os negócios e que a regulamentação da matéria é fundamental para que um país tenha uma indústria robusta: “O montante gerado pela regra da ANP é gigante, em torno de R$ 2 bilhões por ano. Além disso, há entrantes no mercado, fruto de novos leilões e de campos maduros da Petrobras. Então, teremos novas perspectivas de tecnologia, que vão alavancar a nossa indústria, laboratórios e universidades e toda cadeia de suplementar”.

Para Anna Paula Lougon Duarte, diretora de Tecnologia da Schlumberger, é preciso estar sempre buscando e superando o que inventamos. Segundo ela, dispor de recurso que incentiva o desenvolvimento e a inovação em universidades e empresas brasileiras é um privilégio. “Temos que ir além dos desafios para buscar soluções diferentes e inovadoras. Esta pandemia veio mostrar que precisamos colaborar e ser mais assertivos. PD&I vem contribuir para que tenhamos um ganha-ganha de toda a cadeia”, destacou Anna Paula.

Divulgação

RenovaBio

De acordo com Oscar Luiz Romão Oliveira, diretor da Romão Tecnologias, mesmo com a crise, a carteira de clientes cresceu 17%. Para ele, foi um reflexo de antecipação de demanda, com aumento de estoque. “Toda empresa precisa se inovar, sempre. Mas agora é urgente e necessário, já que as expectativas são incertas para esse ‘novo normal’”, pontuou ele, citando o uso de uma película flutuante, que reduz a emissão de carbono, como exemplo na direção de uma “pegada” sustentável.

Nesse sentido, Oliveira destacou o RenovaBio, programa nacional que reconhece o papel estratégico de todos os biocombustíveis na matriz energética. “Haverá uma sinergia entre as operadoras. O resgate de carbono da atmosfera, monetizado, permeia toda a cadeia de produção, como o caso do etanol. As distribuidoras de derivados de petróleo teriam um bônus com a operação concomitante de biocombustível”, salientou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Portos
Associação de Terminais Portuário Privados cria Comitê d...
08/08/25
Descomissionamento
Embarcações apoiarão manutenção e atividades de prontidã...
04/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Espírito Santo
TVV realiza operação inédita com maior navio em capacida...
31/07/25
Meio Ambiente
Porto Sudeste renova selo ouro do Programa Brasileiro GH...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro dá mais um passo rumo à moderniz...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Pessoas
Flavio Vieira assume presidência da PortosRio com foco e...
23/07/25
Resultado
PortosRio registra lucro líquido de R$ 849 milhões no 1º...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio completa 115 anos com melhorias na infraest...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Brandend Content
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
17/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22