Comunicação Corporativa

Fim do Workplace em 30 dias: o que as empresas brasileiras devem fazer antes do fechamento da plataforma?

Assessoria Humand
05/08/2025 11:36
Fim do Workplace em 30 dias: o que as empresas brasileiras devem fazer antes do fechamento da plataforma? Imagem: Pexels Visualizações: 67 (0) (0) (0) (0)

Em maio de 2024, a Meta anunciou o encerramento do Workplace, sua plataforma de comunicação interna voltada ao ambiente corporativo. A ferramenta será tirada do ar oficialmente em 2026, porém todas as funcionalidades já param de operar a partir de 31 de agosto deste ano. O anúncio do fim do recurso, que era utilizado por mais de 7 milhões de usuários mensalmente ao redor do mundo, acendeu um sinal de alerta em milhares de empresas ao redor do mundo. Isso porque, a plataforma já havia se consolidado como uma dos meios sólidos de conectar times, especialmente em empresas com operações descentralizadas, como redes de varejo, logística, indústria e serviços.

A partir deste cenário, empresas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, já buscam alternativas que supram a lacuna deixada pelo Workplace.  É o caso da  Humand, plataforma global que centraliza a comunicação e cultura organizacional. Presente em mais de 40 países e utilizada por mais de 1.000 empresas e 1 milhão de colaboradores no mundo todo, a marca tem se posicionado como uma solução para organizações que buscam integrar comunicação, cultura e gestão de pessoas em um único ambiente, 100% mobile.

“Estamos diante de um momento decisivo para o mercado”, destaca Leandro Oliveira, diretor que vem sendo responsável pela expansão da companhia no Brasil. “O movimento da Meta abriu a chance para que as empresas reavaliem a estrutura de sua comunicação interna, assegurando, inclusive, uma evolução desse processo”, detalha. 

Segundo Oliveira, além do desafio operacional de descontinuar uma plataforma central no dia a dia dos funcionários, o fim do Workplace escancara uma fragilidade concreta: a dependência de sistemas que não foram concebidos para a realidade do trabalho distribuído, que se torna cada vez mais comum. “As companhias precisarão buscar novas alternativas para manter a comunicação interna alinhada em todos os níveis operacionais e modelos de trabalho, além de garantir uma cultura organizacional fortalecida”, explica ele. 

Esse cenário já tem se mostrado uma realidade: segundo uma pesquisa da Gallup, 74% dos funcionários em empresas com modelos distribuídos relatam sentir-se desconectados da cultura corporativa. Consolidando esse sentimento, uma pesquisa da McKinsey aponta que a produtividade pode aumentar até 25% em empresas com boa comunicação interna. 

Por isso, o diretor da Humand destaca ainda que é fundamental avaliar ainda o risco atrelado a setores com grande volume de colaboradores fora do escritório, como no chão de fábrica, centros de distribuição ou lojas, que podem tornar a perda de uma ferramenta que centraliza comunicação, cultura e processos um risco direto à produtividade. 

“Temos estruturado um programa de migração completo e automático dos dados do Workplace para a plataforma da Humand, eliminando complexidades operacionais e garantindo a continuidade dos processos internos das empresas", reforça o executivo. De acordo com ele, a companhia também tem investido em mais recursos que possam oferecer uma comunidade digital privada para comunicação, onboarding, treinamentos, gestão de RH e engajamento. “Tudo isso pensado para funcionar de forma intuitiva, na palma da mão de todo o time”, diz Oliveira.

No entanto, segundo o gestor, essa é apenas a primeira etapa, já que ainda é possível evoluir da comunicação corporativa para uma solução mais holística de experiência do colaborador. Assim, a comunicação se torna a principal ferramenta de engajamento, o que gera economia e simplifica a gestão de plataformas pelas empresas.

Para isso, a Humand tem fortalecido a equipe no Brasil também. “Contamos com mais de 20 profissionais com passagens por gigantes da tecnologia como a própria Meta, Amazon, LinkedIn e Microsoft. E a expectativa é de que, até o final do ano, o time seja montado por 50 colaboradores que irão atender exclusivamente o Brasil, com foco nas particularidades nacionais e também atuando em casos de sucesso no país que serão referência para várias empresas no mundo”, conclui o diretor. 

 

Sobre a Humand

A Humand é o aplicativo completo que conecta e une toda a empresa em uma plataforma intuitiva e acessível. Oferecemos uma comunidade digital privada que centraliza a cultura organizacional, a comunicação interna e o gerenciamento de recursos humanos por meio de mais de 30 módulos, permitindo que todos os processos sejam realizados a partir de um telefone celular, independentemente da localização do funcionário ou da necessidade de acessar um computador ou e-mail corporativo.

  • Somos uma empresa global com mais de 300 funcionários em 20 países.
  • Em 2022, fomos selecionados pela aceleradora americana Y Combinator (YC). 
  • Nossa plataforma é usada por mais de 1 milhão de funcionários de mais de 1.000 empresas em 40 países.
  • A Humand é ideal para empresas de pequeno, médio e grande porte, especialmente aquelas com uma força de trabalho distribuída em vários locais, como fábricas, lojas de varejo, hospitais, escritórios e muito mais.

Para obter mais informações, acesse: https://humand.co/

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação Corporativa
Fim do Workplace em 30 dias: o que as empresas brasileir...
05/08/25
Tecnologia e Inovação
Motorola reforça seu pioneirismo no projeto de acesso di...
01/08/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Mobilidade Sustentável
Fórmula E e ABB ampliam parceria estratégica global
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Startups
EDP procura startups com soluções inovadoras para renováveis
18/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Comunicação
Aberje lança diretrizes para comunicação em desastres cl...
14/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22