Feira Internacional da Bioenergia será realizada de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP. Lançamento desta quinta-feira (15) também ressaltou público qualificado e compromisso socioambiental.
Redação TN Petróleo/Assessoria Fenasucro & AgroncanaReconhecida como plataforma estratégica para negócios, conhecimento técnico e inovações no setor de bioenergia, a 31ª edição da Fenasucro & Agrocana foi lançada nesta quinta-feira (15), durante o Seminário da Indústria 2025, no Auditório Sicoob Cocred em Sertãozinho/SP.
Com novos formatos de conteúdo, expansão de mercados e foco na consolidação do Brasil como referência na transição energética global e nas tecnologias de baixo carbono, a feira será realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP, com apoio oficial do CEISE Br e organização e promoção da RX.
Em 2025, a Fenasucro & Agrocana receberá visitantes qualificados, com a participação de compradores de pelo menos 60 países, entre eles representantes dos setores de bioenergia, etanol de milho, açúcar, alimentos e bebidas, papel e celulose, biodiesel e logística.
O evento contará com mais de 600 marcas expositoras, mais de 3 mil produtos nacionais e internacionais em exibição e uma programação com mais de 100 horas de conteúdo. E a meta deste ano é ultrapassar os R$ 10,7 bilhões em negócios gerados na edição anterior.
"A 31ª Fenasucro & Agrocana será o ponto de virada para os próximos dez anos do nosso setor. A feira passa a se posicionar como um polo de geração de negócios para novas frentes da bioenergia, com foco em inovação e ampliação das oportunidades comerciais", diz o diretor Paulo Montabone.
Foco em conteúdo qualificado
A grande novidade da feira em 2025 é o lançamento da FenaBio, novo espaço de conferências e exposição do setor de bioenergia, que contará com quatro dias de exposição de marcas focadas em alternativas energéticas renováveis e dois de conteúdos com palestrantes renomados com foco nas principais tendências da bioenergia e transição energética. A iniciativa tem curadoria de Adhemar Altieri, da Media Link Brasil.
De acordo com o gerente de produto da RX, Daniel Pereira, a proposta da FenaBio é ampliar o escopo da feira ao incluir os subprodutos provenientes do milho e da cana-de-açúcar, como biogás, hidrogênio verde, combustível de aviação, eficiência energética, além de captura de carbono.
"A FenaBio nasce integrada à Fenasucro & Agrocana, com conteúdo relevante, exposições e conexões focados em bioeconomia e no crescimento da demanda energética, tecnologia, modernização do setor e ascensão das energias renováveis", explica.
Diretora de Portfólio RX, Mayra Nardy, destaca a expectativa em torno da feira deste ano e reforça o compromisso da organizadora com o setor. "Como RX, temos o compromisso de criar eventos que geram impacto real nos setores e nos representantes. E esta edição da Fenasucro & Agrocana será marcada pela expansão, pela convergência de temas estratégicos e pelo fortalecimento de parcerias que constroem o futuro da energia renovável no Brasil", afirma.
Canaoeste Green
Outro destaque da Fenasucro & Agrocana 2025 é a parceria com a Canaoeste Green, Programa Voluntário de Gases de Efeito Estufa, que visa a aplicação de soluções sustentáveis no setor.
A iniciativa da Canaoeste busca valorizar os produtores rurais de cana-de-açúcar por meio do sequestro de gases de efeito estufa e preservação da vegetação existente em suas propriedades rurais, com foco na adoção de práticas agrícolas com menor impacto ambiental e uso eficiente de recursos naturais, conectando produção agrícola e bioenergia.
Com a parceria, o programa irá estimar o lançamento de gases de efeito estufa dos estandes e áreas comuns da Fenasucro & Agrocana e realizar a compensação em área de vegetação nativa (sumidouros) localizada nas áreas dos produtores rurais associados.
Seminário da Indústria
Todos os detalhes da 31ª edição da Fenasucro & Agrocana foram apresentados na abertura do Seminário da Indústria "Desafios e Oportunidades na cadeia produtiva de bioenergia". Realizado pelo CEISE Br, o evento contou com dois painéis de debates.
O primeiro, abordou as "Novas Rotas de Bioenergias" e teve a participação de Talyta Viana (coordenadora Regulatória da Abiogás), Leonardo Nakamura (engenheiro de Energia da COGEN), Bruno Alves (diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade da UNEM) e Luciano Rodrigues (diretor de Inteligência Setorial da ÚNICA). Em seguida, foi realizado o painel "CPL Bioenergia CEISE Br", com Antonio Eduardo Tonielo Filho (vice-presidente do CEISE Br e do CIESP Sertãozinho) e Júlia da Motta (subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional do Governo do Estado de São Paulo).
Para a presidente do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Rosana Amadeu, a programação do Seminário da Indústria 2025 reflete os avanços e as urgências da cadeia produtiva de bioenergias. "Debater novas rotas tecnológicas, políticas públicas e competitividade é fundamental para que o setor continue sendo protagonista na transição energética do Brasil. Temos um momento estratégico para ciência, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento - de local a nacional -, com a união de especialistas, lideranças, indústria e governo", afirma.
Rosana ainda destaca que a Fenasucro & Agrocana é o principal ponto de encontro da cadeia de bioenergia e ganha ainda mais relevância em 2025 com a estreia da FenaBio. "Esse novo espaço amplia o protagonismo da feira como palco de discussões estratégicas e lançamentos tecnológicos que impulsionam a transição energética no país. Toda a programação está conectada a essa missão: acelerar soluções sustentáveis e posicionar o Brasil como referência global em bioenergias", conclui.
Fenasucro & Agrocana - Em sua 31ª edição, a Fenasucro & Agrocana seguirá seu compromisso de impulsionar negócios, promover a atualização tecnológica e estimular o networking entre os principais players do mercado bioenergético.
Com mais de três décadas de história, a Fenasucro & Agrocana é o maior evento do mundo focado exclusivamente em bioenergia, reunindo os principais fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos, soluções e tecnologias voltadas à produção de biocombustíveis e energia limpa. A feira é promovida pela RX Brasil, com apoio exclusivo do CEISE Br, e se consolidou como a principal plataforma de conexão entre a indústria fornecedora e os compradores do setor bioenergético. Mais informações no site www.fenasucro.com.br.
Fale Conosco
22