Portos

Falta de normas de segurança prejudica portos brasileiros

<P>Esse é um código internacional para proteção de navios e instalações portuárias do qual o Brasil é signatário. De acordo com determinação da Organização Marítima Internacional, os planos deveriam ter sido implementados até julho de 2004.<BR><BR>Na avaliação de Campos, é preciso ...

Agência Câmara(Luciana Mariz)
03/08/2006 21:00
Visualizações: 681

Esse é um código internacional para proteção de navios e instalações portuárias do qual o Brasil é signatário. De acordo com determinação da Organização Marítima Internacional, os planos deveriam ter sido implementados até julho de 2004.

Na avaliação de Campos, é preciso acelerar esse processo, sob pena de prejudicar o comércio marítimo - que corresponde a 60% do comércio exterior brasileiro. Segundo ele, a Conportos e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República têm estimulado a implementação dos planos ainda neste ano. Vamos emitir notificações aos gestores para que apresentem cronogramas e prazos finais para conclusão dos projetos, afirmou.

O representante da Conportos disse que, de 225 planos de segurança apresentados pelas instalações portuárias, 140 estão completos. Ele ressaltou que cerca de 70 terminais do Brasil poderiam estar entre os melhores do mundo.



Dragagem

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), coordenador do grupo de trabalho, ressaltou que é necessário exportar os produtos brasileiros com mais rapidez e qualidade no transporte. Ele destacou que os empresários do setor querem agir em parceria com os poderes Executivo e Legislativo, e que a agilização das normas portuárias é desejada por todos. Marquezelli lembrou que o calado (profundidade útil para navegação) dos portos nacionais vem diminuindo, o que impede a chegada de grandes navios e gera aumento de custos.

Em relação aos problemas ligados à dragagem, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, afirmou que é preciso pensar em soluções emergenciais, mas também de longo prazo. A discussão do anteprojeto da Lei de Dragagem que está sendo elaborado pelo grupo de trabalho, inicialmente prevista para esta quinta-feira, foi transferida para a próxima reunião, no dia 5 de setembro.

De acordo com Fialho, a Antaq aprovou uma resolução que abre três comissões internas de trabalho na agência - sobre portos, navegação de cabotagem e navegação interior. Ele disse que pretende trabalhar em conjunto com o Congresso e com a classe empresarial para solucionar os problemas do setor. No momento, estamos em esforço concentrado para dar vazão a processos há muito tempo parados; depois entraremos nos temas mais complexos, explicou. Entre esses processos, estão os de autorização para a instalação de terminais portuários privativos e os de outorga para funcionamento de empresas brasileiras de navegação.

Fonte: Agência Câmara/Luciana Mariz

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.