<P>A nova diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do porto de Santos, será anunciada hoje, após homologação de quatro nomes pelo conselho de administração. O mais cotado para a presidência é José Di Bella Filho, engenheiro naval, ex-superintendente de l...
ValorA nova diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do porto de Santos, será anunciada hoje, após homologação de quatro nomes pelo conselho de administração. O mais cotado para a presidência é José Di Bella Filho, engenheiro naval, ex-superintendente de logística da Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar), do grupo Costa Monteiro. Di Bella confirmou ao Valor que estará hoje em Santos.
A presidência do conselho de administração da Codesp ainda não será alterada, pois qualquer ato nesse sentido depende de convocação de uma assembléia-geral extraordinária, cujo acionista principal é a União. Fontes da estatal disseram que não receberam ordens ministeriais para a convocação da AGE. O atual presidente, Paulo de Tarso Carneiro, tem mandato até dezembro, mas poderá renunciar a qualquer momento.
A atual diretoria teve o maior período de gestão, quatro anos e meio, desde a formação da Codesp, em 1980. Composta por quatro pessoas, representou um conjunto de forças políticas da primeira gestão do governo de Luís Inácio Lula da Silva. O atual presidente, José Carlos de Mello Rego, foi indicado pelo ex-deputado Waldemar da Costa Neto (ex-PL). O diretor de infra-estrutura, Arnaldo Barreto, engenheiro e funcionário da Codesp, foi indicado pelo ex-deputado federal Vicente Cacione (PTB), enquanto Mauro Marques, da diretoria de finanças, e Fabrízio Pierdomenico, da comercial, respectivamente, pelo ex-deputado estadual e presidente do PT em São Paulo, Paulo Frateschi, e a ex-deputada federal Telma de Souza (PT).
Uma autêntica dança de nomes dominou as esferas portuárias de Santos nos últimos dias para compor a diretoria. A Secretaria Especial de Portos até ontem não confirmava qualquer nome, mesmo sendo véspera da reunião. Resultaram com mais força os nomes de Carlos Borel, como diretor comercial, e Alexandre Costa Alencar, como diretor financeiro. Para a diretoria de infra-estrutura ficaria a única vaga destinada a um funcionário da Codesp. O engenheiro Paulino Moreira Vicente, 32 anos na empresa, em princípio cotado para o cargo, não havia sido confirmado até ontem. O PSB estaria na retaguarda de indicações da nova diretoria.
Fonte: Valor
Fale Conosco
22