Investimento

Evonik fortalece sites produtivos na Alemanha

Redação /Assessoria
08/01/2016 15:15
Visualizações: 1550

Segundo projeções recentes, a empresa investiu mais de EUR 400 milhões em suas fábricas na Alemanha. A maior parte dos fundos (em torno de dois terços) foi dividida entre os cinco maiores sites da Evonik no país: Marl (centenas de milhões de euros), Hanau, Essen, Darmstadt e Wesseling (dezenas de milhões de euros em cada um deles).

“O nosso investimento em crescimento e modernização na Alemanha vai fortalecer a nossa posição em importantes mercados do futuro”, destacou Klaus Engel, Presidente da Diretoria Executiva da Evonik. “Condições favoráveis para investimento não são dadas. Eu gostaria de ver um maior entendimento entre as autoridades pertinentes quanto à necessidade de tornar a nossa indústria mais competitiva, por exemplo, por meio da criação de melhorias na infraestrutura de transportes, pela transição para fontes renováveis de energia e pela expansão das redes digitais”.

A Evonik planeja outros projetos de larga escala na Alemanha. Um deles é a construção de uma nova planta para a produção de copoliésteres especiais em Witten até 2018, com um investimento na casa dos dois dígitos de milhões de euros. Como parte da iniciativa global para a produção de silicones especiais, a Evonik pretende novamente investir na fabricação desses materiais em Essen. Além disso, um novo centro de pesquisas para silanos está em construção em Rheinfelden e deve ficar pronto em 2016.

No ano fiscal de 2014, EUR 2,8 bilhões ou 22% das vendas consolidadas foram geradas na Alemanha. A empresa emprega em torno de 21.000 pessoas em seu país de origem. O investimento na Alemanha concede à Evonik a oportunidade de recrutar pessoas motivadas e com alto nível educacional, além da vantagem da proximidade dos clientes importantes, centros de pesquisa de primeira classe e redes de produção integrada existentes nos sites.

Em Marl, o maior site mundial da Evonik, com aproximadamente 7.000 funcionários, uma unidade de produção de matérias-primas do C4 foi concluída em 2015. Em Essen, a empresa iniciou a produção de dispersantes poliméricos em uma nova unidade de produção, além de expandir uma planta que produz silicones especiais.

Novas pontes, armazéns e entradas de plantas

Em 2015, também foram concluídos muitos projetos de infraestrutura nos sites alemães da Evonik. Em Marl, inauguramos uma nova ponte para transporte férreo sobre um canal, abrimos um armazém de última geração para o armazenamento de materiais perigosos e colocamos em operação um novo transportador de carvão. Para o próximo ano, a Evonik planeja a partida de uma nova usina com turbina a gás e a vapor em Marl. Essa nova central elétrica irá substituir uma antiga unidade movida a carvão, representando uma contribuição importante para a redução dos gases do efeito estufa.

Em Darmstadt, dentre outras iniciativas, uma nova central de controle com um centro de situação para os sites de Darmstadt/Weiterstadt e Worms foi inaugurada nas dependências da fábrica. Em Wesseling, a entrada da planta e o sistema de portões na seção de Bonn-Beuel da planta foram reabilitados, criando mais espaço para caminhões em espera e reduzindo o acúmulo de tráfego. Há planos para renovar as oficinas e melhorar os equipamentos de proteção contra incêndios em 2016. A expansão do armazém central em Essen por meio do acréscimo de 1.300 m2 de espaço também deve ser concluída neste ano.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.