BRANDED CONTENT

Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenção de refinarias de petróleo e gás no Brasil

O material preparado por especialistas do setor em conjunto com a Hypertherm Associates conclui que os processos que utilizam tecnologia de plasma são 8 vezes mais rápidos e proporcionam condições de trabalho mais seguras quando comparado com outras tecnologias

Redação TN Petróleo/Assessoria
02/11/2024 13:17
Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenção de refinarias de petróleo e gás no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 3610 (0) (0) (0) (0)

O setor de petróleo e gás tem sido um dos principais pilares da economia brasileira nos últimos anos. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que o setor representa mais de 10% do PIB industrial e gera mais de 1,6 milhões de empregos  diretos e indiretos. Neste cenário, há uma busca cada vez maior por soluções e processos que atendam as demandas por segurança e ganhos de produtividade, com foco no crescimento do setor.

Em 2024, a Hypertherm Associates, líder global na fabricação de produtos de corte industrial e software, participou de um estudo que comprova que o uso do corte a plasma comparado ao oxicorte e discos abrasivos, por exemplo, na manutenção de tanques em refinarias de petróleo no Brasil, podem melhorar produtividade, segurança, ajudam a reduzir custos e melhorar a saúde do trabalhador.

“O estudo realizado pelo departamento de Estudos de Mercado, comprova que em termos de produtividade, o corte a plasma é até 8 vezes mais rápido que o oxicorte e um processo que duraria 6 horas pode chegar a impressionantes 18 minutos. Estamos falando de economia de tempo, recursos e qualidade melhorada, porque o plasma também proporciona corte de qualidade” diz Gerson Santos, Gerente Estratégico de contas da Hypertherm Associates.

Hoje, aproximadamente 90% das operações de corte em refinarias utilizam oxicorte e 10% utilizam discos abrasivos para manutenção. O plasma pode ser usado de forma mais eficiente em todos esses processos.

Outros benefícios do corte a plasma na manutenção de refinarias

O estudo, do qual a Hypertherm Associates participou, também fornece outros indicadores importantes, como o fato de que o uso do corte a plasma significa menor exposição a vapores e partículas, o que ajuda os trabalhadores a evitar problemas de saúde como bronquite, tontura, doenças pulmonares, dores de cabeça, náuseas e até envenenamento por monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio. O uso da tecnologia também evita lesões nos funcionários devido ao menor peso e elimina o risco de acidentes devido a possíveis quebras nos discos.

Sobre a Hypertherm Associates:

A Hypertherm Associates é uma fabricante norte-americana de produtos e software de corte industrial. Seus produtos, incluindo os sistemas de jato de água OMAX e de plasma da Hypertherm, são usados por empresas do mundo inteiro para construir navios, aviões e trens, fabricar estruturas em aço e equipamentos pesados e produzir turbinas eólicas, e muito mais. Além dos sistemas de corte, a empresa cria CNCs e softwares que proporcionam níveis de desempenho e confiabilidade que resultam em maior produtividade e lucratividade para centenas de milhares de empresas. Fundada em 1968 a Hypertherm Associates é uma empresa 100% de propriedade dos seus funcionários e emprega aproximadamente 2.000 profissionais, com operações e representações por parceiros no mundo inteiro.

Saiba mais em nosso site e em nossoas mídias soiciais

    

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22