Energia Eólica

Enel Green Power inicia construção de 348 MW eólicos na Bahia

A Enel vai investir cerca de 454 milhões de euros, o equivalente a cerca de 2,5 bilhões de reais, na construção do parque eólico Aroeira, localizado nos municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/05/2022 15:25
Enel Green Power inicia construção de 348 MW eólicos na Bahia Imagem: Divulgação Visualizações: 4484

A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel no país, iniciou, na Bahia, a construção do parque eólico Aroeira, com capacidade instalada de 348 MW. A Enel está investindo cerca de 454 milhões de euros, o equivalente a cerca de 2,5 bilhões de reais, na construção do novo projeto eólico, localizado nos municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia. 

"O início de construção do projeto Aroeira reafirma a contribuição permanente da Enel Green Power para a expansão das fontes renováveis e a consequente diversificação da matriz energética brasileira. O Brasil possui grande potencial para acelerar ainda mais a participação das fontes eólica e solar no sistema elétrico. Somos atualmente o maior operador eólico e solar e seguiremos desempenhando papel de protagonismo nos investimentos em geração de energia verde no país, contribuindo para a descarbonização de nossas atividades e disponibilizando, no mercado livre, a energia limpa gerada em nossos empreendimentos para que clientes e parceiros comerciais também alcancem seus objetivos rumo ao net zero", destaca Roberta Bonomi (foto), Responsável pela Enel Green Power no Brasil. 

"O desenvolvimento do parque eólico Aroeira consolida ainda a nossa presença na Bahia, um Estado que há anos se destaca na geração de energia verde. O novo projeto está localizado numa região reconhecida pelo potencial eólico e onde a empresa possui outros empreendimentos em operação".

O parque eólico Aroeira será composto por 81 aerogeradores e, quando estiver em plena operação, será capaz de gerar mais de 1.800 GWh por ano. Do ponto de vista da sustentabilidade, a produção de energia da usina tem potencial para evitar a emissão de mais de 980 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente, além de evitar a compra de 345 milhões de metros cúbicos de gás por ano, substituídos por energia renovável produzida no país. 

Dada a escala do projeto, a Enel Green Power está utilizando uma variedade de ferramentas e métodos inovadores na construção do parque, como sensores de proximidade em máquinas para ampliar a segurança na construção, drones para levantamento topográfico, rastreamento inteligente de componentes da obra, plataformas digitais avançadas e soluções de software para monitorar e apoiar remotamente as atividades nos canteiros da obra. 

Estes processos e ferramentas possibilitam uma coleta de dados mais rápida, precisa e confiável, aumentando a qualidade da construção e facilitando a comunicação entre os times dentro e fora da obra. A empresa também prevê implementar, nos canteiros, iniciativas em linha com o modelo "Sustainable Construction Site" da Enel Green Power, como a criação INTERNAL de uma horta orgânica irrigada com água de reaproveitamento, a instalação de painéis solares para reduzir o uso de geradores com combustível fóssil, a utilização de um sistema de iluminação com lâmpadas de LED, que reduzem o consumo de energia em 85%, a captação de água da chuva e o reuso de água nos processos produtivos, além de ações de conscientização junto aos colaboradores da obra para o uso adequado dos recursos naturais da região.

No Brasil, o Grupo Enel possui uma capacidade total instalada renovável de mais de 4,7 GW, dos quais mais de 2,1 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro. A Enel Green Power®, dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável e está presente na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de mais de 54 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.