Redação/Assessoria
A Enel foi incluída pela primeira vez nos índices MSCI ESG Leaders Indexes, seguindo a revisão anual de seus marcadores de sustentabilidade realizada pelo MSCI, provedor líder de índices e pesquisas sobre fatores ambientais, sociais e governamentais (ESG). Esta série de índices ponderados pela capitalização proporciona exposição a companhias com um elevado rendimento em ESG em relação a seus concorrentes do setor. Além disso, a Enel foi confirmada nas prestigiadas séries de índices FTSE4Good e Euronext Vigeo-Eiris 120.
“Nossa inclusão nesses renomados índices é a mais recente confirmação de que a sustentabilidade é uma parte integral do nosso modelo de negócio, conduzindo nossas ações à criação de um valor compartilhado com todos os nossos stakeholders”, afirmou Francesco Starace, CEO e Diretor Geral da Enel. ”Todas as nossas operações e decisões de investimento são guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com ênfase especialmente na geração livre de emissões e nas mais eficazes soluções de energia, promovendo modelos energéticos mais limpos e sustentáveis”.
Os índices, projetados para os investidores institucionais dispostos a integrar os fatores ESG nos processos de decisão de investimentos, utilizam a melhor abordagem da classe, selecionando apenas companhias com as maiores pontuações de ESG do MSCI, que mede a resiliência de uma companhia aos riscos financeiramente pertinentes de ESG a longo prazo. Em 2019, a Enel recebeu pela primeira vez a maior pontuação de ESG do MSCI (“AAA”), que preparou o caminho para a inclusão, neste ano, da companhia nos MSCI ESG Leaders Indexes, os mais prestigiados dentre a série de índices de MSCI que medem o rendimento das companhias no âmbito da sustentabilidade.
Além disso, a inclusão é atribuída aos contínuos investimentos da Enel em energias renováveis e a seu ambicioso objetivo de redução de emissões de dióxido de carbono, alinhados com o Acordo de Paris, sob o qual a companhia se compromete a uma redução de 70% de suas emissões diretas de gases do efeito estufa por kWh até 2030 em relação aos níveis de 2017.
A Enel também foi confirmada novamente na FTSE4Good Index series, que classifica as melhores companhias globais em termos de práticas de ESG e transparência, seguindo a revisão de FTSE4Good referente à primeira metade de 2020.
A companhia foi igualmente confirmada na revisão semestral dos índices Euronext Vigeo-Eiris 120, tanto na escala global (índice World), quanto na regional (índices Europe e Eurozona). Duas vezes ao ano, o índice Euronext Vigeo-Eiris World 120 elabora uma lista das 120 empresas mais sustentáveis dentre as 1.500 maiores empresas em termos de capitalização de mercado em free-float na América do Norte, Ásia Pacífico e Europa. Os índices regionais Europe e Eurozona elaboram uma lista das 120 companhias mais sustentáveis dentre as 500 maiores empresas em termos de capitalização de mercado em free-float em tais regiões.
Os índices FTSE4Good e Vigeo-Eiris reconheceram a performance excepcional da Enel quanto à implementação de práticas empresariais responsáveis ao longo de toda a cadeia de valor nos âmbitos de meio ambiente, governança corporativa, ética empresarial, direitos humanos, gestão de pessoas e compromisso com as comunidades locais, dentre outros.
A liderança de sustentabilidade da Enel também se estende a outras companhias do Grupo Enel listadas na bolsa de valores, como sua filial espanhola Endesa, que renovou sua posição no índice FTSE4Good e em todos os três indíces de Vigeo-Eiris. Também, a Enel Américas e Enel Chile, as filiais da Enel que operam na América Latina, obtiveram confirmação na série de índices FTSE4Good.
A Enel também está presente em outros índices de sustentabilidade reconhecidos, como os Dow Jones Sustainability Indices, a CDP Climate “A” List,, os índices STOXX Global ESG Leaders, a qualificação “Prime” de ISS, o Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero, a classificação Corporate Knights Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, os índices ECPI e os índices Thomson Reuters/S-Network ESG Best Practices.
A Enel está atraindo, cada vez mais, a atenção de investidores socialmente responsáveis, cuja participação na companhia está aumentando, representando aproximadamente 10,8% do capital social do Grupo em 2019, quase o dobro em comparação aos níveis de 2014. Este aumento, que está alinhado com o crescente reconhecimento da importância dos fatores não financeiros na criação de um valor sustentável a longo prazo, reflete o reforço da sustentabilidade global da Enel e de sua liderança em ESG.
Fale Conosco
21