COP30
Evento realizado durante passeio por rios da região mostra engajamento setor na discussão das mudanças climáticas e da transição energética justa e acessível
Redação TN Petróleo/Assessoria Abradee
Um evento promovido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), nesta quinta-feira, 13 de novembro, reuniu representantes do segmento, autoridades e especialistas para debater a agenda das mudanças climáticas na distribuição.
O encontro foi realizado em uma embarcação, no dia 13 de novembro, e contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre autoridades e lideranças do setor elétrico. O diretor executivo de Regulação da Abradee, Ricardo Brandão, anfitrião do evento, deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância da presença do segmento de distribuição em uma COP realizada no Brasil e da capacidade de reunir nesse encontro tantos atores importantes. Entre os presentes no evento, estavam a enviada especial da COP30 para o setor empresarial, Marina Grossi; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Márcio Rea; o deputado federal João Carlos Bacelar; os presidentes da Equatorial Energia, Márcio Caires, e da Enel, Guilherme Lencastre, a vice-presidente da Neoenergia, Solange Ribeiro, o vice-presidente de regulação e relações institucionais da Energisa, Fernando Maia, entre outros executivos, técnicos e pesquisadores, além de jornalistas.
"O papel da Abradee é exatamente o de reunir as empresas e as partes interessadas, promover o debate, buscar soluções e preparar o segmento de distribuição de energia para os desafios que as mudanças climáticas impõem para a gente. Então, ter todas essas pessoas junto conosco aqui, em Belém, na COP30, é uma conquista e um reconhecimento do nosso esforço em exercer esse papel de conexão e engajamento", avaliou Ricardo Brandão, ao fazer um balanço do encontro.
Marina Grossi (foto), presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e enviada da COP30 para o setor empresarial, ressaltou o papel de liderança da Abradee na construção do documento da Coalizão do Setor Elétrico. "Essa é uma COP de implementação, então a participação do setor privado cresce, ainda mais de importância. A Coalizão do Setor Elétrico traz essa contribuição, tão difícil porque extremamente democrática e inclusiva, reunindo vários atores, de diversos segmentos, liderados pela Abradee e outras associações.
Fale Conosco