Evento

Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar desenvolvimento dos portos no país

12ª edição do evento reúne terminais privados, representantes da Casa Civil da Presidência, Ministério de Portos e Aeroportos, Antaq, Marinha e CNT.

Redação TN Petróleo/Assessoria ATP
24/10/2025 09:01
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar desenvolvimento dos portos no país Imagem: Divulgação ATP Visualizações: 103

Com foco na inovação como indutora do desenvolvimento do setor, a Associação de Terminais Portuários Privados realizou nesta quinta-feira (23/10) o 12º Encontro ATP, no Clube Naval, em Brasília. Além de especialistas, o evento reuniu executivos das companhias associadas e representantes da Casa Civil da Presidência, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, da Marinha do Brasil, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Confederação Nacional do Transporte (CNT), entre outros.

O encontro da ATP ressaltou a importância da modernização e transformação tecnológica para o crescimento do segmento portuário – marítimo e hidroviário. Analisou também exemplos de parcerias de sucesso entre portos e startups, além de novas soluções desenvolvidas por essas empresas.

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da ATP, Murillo Barbosa. Em seguida, contou com as presenças de Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República; Rebecca Silva, diretora de Programa da Secretaria Nacional de Portos; Alber Vasconcelos, diretor da Antaq; contra-almirante Anderson Marcos Alves, subchefe de assuntos marítimos da Marinha do Brasil; e Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT.

"Nossos associados representam o compromisso com o desenvolvimento do Brasil e graças a isso o setor portuário segue inovando e crescendo. São empresas que acreditam no papel transformador da inovação. Neste ano, escolhemos como tema a inovação como indutora do desenvolvimento portuário, já que a inovação se tornou uma necessidade e transformou a forma como planejamos e operamos os portos", destacou o presidente da ATP, que reúne 73 terminais privados, responsáveis por cerca de 60% da movimentação portuária do país, atuando em áreas como mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, relevantes para o comércio exterior e a economia brasileira.

Após a abertura, a especialista em inovação e tecnologia Michelle Schneider (professora convidada da Singularity University e membro do conselho consultivo da Anhembi Morumbi) proferiu a palestra magna do encontro. Autora do livro "O profissional do futuro", Michelle falou sobre os "Portos do futuro: liderança e inovação na era da inteligência artificial". A especialista falou sobre Inteligência Artificial (IA) e inovação, citando como exemplo o Porto de Shanghai, hoje considerado o mais inovador do mundo, onde quase todas as operações são automatizadas e funcionam 24/7. "Todos nós vamos precisar nos tornar de alguma forma profissionais de tecnologia. Que ferramenta de IA existe para deixar meu dia a dia mais produtivo?", indagou a professora.

Na sequência, a diretora-executiva da ATP, Gabriela Costa (foto), foi a moderadora do painel "A inovação como indutora do desenvolvimento portuário". Gabriela ressaltou que "a inovação é um tema que não pode ser tratada sozinha, é uma jornada colaborativa: o momento é de construir pontes e fazer conexões".

O evento foi marcado também pela solenidade de anúncio das empresas vencedoras do Prêmio ATP 2025, em duas categorias: Inovação Tecnológica Portuária e Impacto Social Portuário. Depois, coube a Roberto Almeida, presidente do Conselho Diretor da ATP, fazer o encerramento, que foi seguido de coquetel para celebração dos 12 anos de fundação da entidade.

O 12º Encontro ATP foi patrocinado pelo Porto Itapoá, na categoria Diamante. Como patrocinadores Ouro, contou com Imetame Logística Porto, Sistema Transporte (CNT, Sest/Senat e ITL) e Vale. Já as empresas Portocel e Ternium foram patrocinadoras na categoria Prata. O evento da ATP também contou, na categoria Bronze, com os seguintes patrocinadores: Amaggi, Boskalis, Deme, DP World, Hidrovias do Brasil, Mineração Rio do Norte, Porto do Açu e Transpetro.

Sobre a ATP - A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses e atua em defesa do segmento privado e na modernização dos portos brasileiros, relevantes para a infraestrutura econômica e o desenvolvimento do país. Atualmente, a associação reúne 37 empresas de grande porte e congrega 73 Terminais Privados do país. Juntas, as empresas movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.
 

A ATP reúne associadas que atuam em áreas como mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, relevantes para o comércio exterior e a economia brasileira.
 

Saiba mais clicando no link.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar dese...
24/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
Pré-Sal
União recebe R$ 1,54 bilhão por acordo celebrado entre P...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
20/10/25
Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o licenciamento da Marge...
20/10/25
Bolsa de Valores
TKMS faz listagem na Bolsa de Frankfurt: estreia bem-suc...
20/10/25
Negócio
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e ...
20/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23