Rio de Janeiro

Embarcações da Karpowership chegam ao Porto de Itaguaí

Empresa também inicia projeto de compensação ambiental voluntária em parceria com a prefeitura de Itaguaí

Assessoria
23/07/2022 16:52
Embarcações da Karpowership chegam ao Porto de Itaguaí Imagem: Divulgação Visualizações: 76

As quatro embarcações da Karpowership, denominadas Powerships, começarão a se posicionar no Porto de Itaguaí, localizado no Rio de Janeiro. O primeiro navio chegará na região portuária amanhã (sábado / 23 de julho) e os demais chegarão ao longo da semana. A expectativa é iniciar as operações de geração de energia logo em seguida. Os testes de comissionamento das linhas de transmissão, com extensão de 14,6 Km e conectadas com a subestação de Furnas, também estão em processo de conclusão para que a operação ocorra em total segurança neste prazo.  

O empreendimento está localizado na região de influência do Distrito Industrial de Santa Cruz (RJ), área vocacionada para esta atividade. O projeto foi um dos vencedores do leilão de energia de reserva da Aneel, realizado em outubro de 2021, e faz parte do planejamento estratégico do governo federal para garantir a segurança energética nacional em longo prazo, além de ter capacidade para gerar 560 MW e abastecer cerca de 2 milhões de pessoas. A empresa segue todos os parâmetros e normas do processo de licenciamento, já entregando todos os estudos socioambientais demandados pelo Inea.  

Os navios serão abastecidos com gás natural, (até 40% menos poluente que o diesel ou o carvão mineral, e é essencial para a transição energética), por meio de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), que também já estará posicionada neste período na região portuária. O projeto é temporário com duração total de 44 meses. A infraestrutura é de fácil mobilização e desmobilização e tem impacto muito menor se comparado a processos de construção de termelétricas tradicionais.   

As embarcações do projeto ainda têm elevada eficiência energética. Os motores instalados nas embarcações são de última geração tecnológica e foram fabricados com tecnologia desenvolvida em países como Alemanha e Finlândia. "Cabe ressaltar que esta alternativa tecnológica permitirá ao Brasil avaliar outras aplicações dos navios geradores para o mercado de gás e do pré-sal. São oportunidades que se abrem para o país, fundamentais para um mundo que precisa encarar de frente os desafios de fornecimento de energia de forma segura e ambientalmente correta", avalia Gilberto Bueno, diretor de projetos da Karpowership no Brasil.  

Compromisso com o meio ambiente  

O projeto contará com compensação ambiental adicional e voluntária, em parceria com a prefeitura de Itaguaí, para reflorestar áreas degradadas, seguindo as premissas de responsabilidade social corporativa e de compromisso e respeito com a sustentabilidade e a sociedade local. Ocorrerá o replantio de espécies nativas da mata atlântica, mais especificamente de mangue e restinga.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.