Estaleiros

EAS pode ter 2º dique

O Estaleiro Atlântico Sul estuda a viabilidade de construir um segundo dique caso vença a concorrência lançada pela Vale para construção de quatro navios do tipo VLOC (Very Large Ory Carries). A empresa, que concorre com outros estaleiros nacionais, tem at&eac

Diário de Pernambuco
26/11/2009 09:51
EAS pode ter 2º dique Visualizações: 477 (0) (0) (0) (0)

O Estaleiro Atlântico Sul estuda a viabilidade de construir um segundo dique caso vença a concorrência lançada pela Vale para construção de quatro navios do tipo VLOC (Very Large Ory Carries). A empresa, que concorre com outros estaleiros nacionais, tem até o dia 12 de dezembro para entregar sua proposta técnica e comercial. No momento, o EAS calcula quanto seria gasto para construir o segundo dique, que pode ser seco, como o atual, ou flutuante, que teria um custo menor. O plano de negócios deverá ser submetido ao conselho de administração até o fim do mês que vem.

Estaleiro tem em carteira 22 embarcações do Promef. São 14 Suezmax e oito Aframax, além do casco da plataforma P-55 da Petrobras. Os quatro navios encomendados pela Vale terão capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério de ferro cada e devem ficar prontos até 2013. "Se tivermos sucesso no negócio, o investimento no segundo dique será feito. Estamos avaliando todas as possibilidades e calculando custos", diz o presidente do EAS, Angelo Bellelis. O dique atual, que fica pronto até o mês que vem, está consumindo cerca de R$ 300 milhões, fora o investimento em dois superguindastes Goliath, de US$ 68 milhões (cerca de R$ 117 milhões, pelo câmbio de ontem), com capacidade para içar 1,5 mil toneladas cada.

Os dois tipos de dique que estão sendo estudados pelo EAS são bastante diferentes. No seco, o navio vai sendo construído e, quando fica pronto, abre-se a porta batel, o dique se enche de água e a embarcação sai flutuando para o cais de acabamento. O que está sendo construído pelo EAS tem 400 metros de extensão, 73 metros de boca e 12 de profundidade. Já o flutuante é como se fosse um navio oco ancorado. A embarcação vai sendo construída e quando fica pronta o navio oco afunda e o novo flutua.

O EAS tem em carteira 22 embarcações do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). São 14 Suezmax e oito Aframax, além do casco da plataforma P-55 da Petrobras, que somam US$ 3,4 bilhões (cerca de R$ 5,86 bilhões). Essas encomendas ocupam 60% da capacidade de processamento do estaleiro pernambucano, que é de 160 mil toneladas de aço por ano, e deixarão o dique atual ocupado até 2013.

Daí a necessidade de construir um segundo dique caso a empresa vença a concorrência da Vale. "O prazo anterior dado pela Vale (2013) não era factível. Só poderemos entregar depois disso. Acho que os navios de que a Vale precisa com mais urgência já foram contratados fora do Brasil", afirma Bellelis. A Vale encomendou 12 grandes embarcações a estaleiros chineses, também com capacidade de 400 mil toneladas cada, com início de entrega em 2011 e 2012.

Outra proposta que o EAS está preparando é para uma licitação da Petrobras. São sete navios do tipo drill ships e duas plataformas de perfuração. O prazo para entrega da proposta técnica e comercial é março de 2010. O estaleiro representa um investimento de R$ 1,4 bilhão e empregará 5 mil pessoas quando estiver operando a plena capacidade em Suape. Hoje, 3,3 mil trabalhadores atuam na produção dos navios.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
Leilão
Terminal RDJ11 no Porto do Rio de Janeiro será arrendado...
22/04/25
Logística
Log-In anuncia ampliação da rota de Manaus e reforça est...
15/04/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba recebe licença ambiental para obras de...
15/04/25
Apoio Marítimo
Abastecimento inédito de HVO é realizado por efen e Wils...
11/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória Petroshow movimenta quase R$ 1 bilhão em negócio...
09/04/25
Negócio
SBM Offshore assina contrato de Sale and Leaseback de US...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 reforça protagonismo do Espírito ...
09/04/25
Resultado
BRAVA Energia registra aumento de 80% na produção do pri...
09/04/25
Vitória PetroShow 2025
Exploração de novos blocos poderá triplicar reservas e d...
08/04/25
Evento
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e...
08/04/25
Rio de Janeiro
Firjan e INFIS promovem 3º Seminário de Questões Tributá...
08/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro amplia calado para 15,30 metros ...
08/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22