Indústria Naval

EAS conclui com sucesso as provas de mar do navio João Cândido

Os materiais, componentes, equipamentos e sistemas da embarcação foram observados durante os testes e os resultados confirmaram o funcionamento e desempenho adequados. O estaleiro passa a realizar, a partir de agora, as atividades finais no navio, como a limpeza de casa de máqui

Redação
09/04/2012 14:39
Visualizações: 842
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) finalizou as provas de mar do petroleiro Suezmax João Cândido, executando todos os testes exigidos para o navio, tanto na condição de totalmente carregado como na condição em lastro. Os materiais, componentes, equipamentos e sistemas da embarcação foram observados durante os testes e os resultados confirmaram o funcionamento e desempenho adequados.

As provas de mar foram realizadas durante oito dias de testes consecutivos com a presença da fiscalização do armador (a Transpetro), dos fiscais da Sociedade Classificadora American Bureau of Shipping (ABS) e dos fornecedores dos principais equipamentos do navio. A embarcação retornou ao cais do EAS no domingo (8).

O estaleiro passa a realizar, a partir de agora, as atividades finais no navio, como a limpeza de casa de máquinas, acabamento das acomodações e limpeza geral da embarcação. Em seguida, o João Cândido será entregue à Transpetro. “Nas provas de mar, o navio cumpriu todos os testes programados e seu desempenho foi bastante satisfatório”, observa o presidente do EAS, Agostinho Serafim Júnior. “Os testes estruturais dos tanques de carga foram realizados e aprovados, assim como foi realizada a verificação das condições operacionais dos sistemas do navio. Equipamentos como os das bombas de carga e bombas de lastro foram aprovados e indicadores como o consumo de combustível, por exemplo, estão de acordo com o previsto em contrato”, acrescenta.

A primeira fase das provas foi realizada durante três dias, com o navio fundeado (ancorado) a uma distância de quatro a cinco milhas náuticas (7 a 9 km) da costa. Depois, o navio se deslocou a até 40 milhas da costa (72 km) e realizou testes num eixo de 265 milhas (477 quilômetros) entre Natal (RN) e Maceió (AL). Na condição totalmente carregado, o navio é testado colocando-se água salgada nos tanques de carga - simulando uma operação de transporte de petróleo - e o calado da embarcação (parte do casco que fica submersa) atinge 17 metros. Na condição em lastro, os tanques de carga são parcialmente esvaziados até que a embarcação atinja o calado médio aproximado de sete metros e meio, simulando a condição de navegação do petroleiro descarregado.

Cerca de 120 técnicos estiveram a bordo da embarcação durante as provas de mar, entre funcionários do EAS, tripulantes, representantes da Transpetro e dos fabricantes de equipamentos e fiscais da ABS ­ uma das principais classificadoras da construção naval no mundo e com 150 anos de credibilidade no mercado.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.