RenovaBio

Durante a COP 25, em Madri Bento Albuquerque diz que RenovaBio é a maior política de transição de energia do mundo

Redação/Assessoria MME
11/12/2019 08:57
Durante a COP 25, em Madri Bento Albuquerque diz que RenovaBio é a maior política de transição de energia do mundo Imagem: Divulgação Visualizações: 1222

Em agenda na Europa, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi à Madri, na Espanha, para participar do Energy Day – evento à margem da Conferência do Clima, a COP 25. Ontem, 10, participou do lançamento da IEA World Energy Outlook 2019 (WEO 2019) – documento com as perspectivas mundiais para energia. Na ocasião, fez comentários com foco regional na América Latina.

Sobre o setor elétrico brasileiro, o Ministro destacou as duas ferramentas de planejamento de expansão de energia de médio a longo prazo: o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e o Plano Nacional de Energia (PNE).

No âmbito do setor de petróleo e gás, disse que o documento indica que a produção do País tende a “crescer fortemente”, por conta das alterações no quadro regulatório que pode atrair capital para desenvolver os recursos abundantes do Brasil.

“De fato, na área de Pré-Sal, temos os poços mais produtivos do mundo. Até 2040, o Brasil dobrará suas reservas de petróleo atuais, alcançando 25 bilhões de barris. Além disso, mais de 60 novas plataformas (FPSO) serão necessárias para lidar com os novos campos de exploração”, disse.

O Ministro também destacou que a produção de gás terá um avanço significativo na América Latina, pelo Pré-Sal e pelo crescimento da produção convencional na Argentina. Ainda na área de gás, citou a criação do programa Novo Mercado de Gás, com o objetivo de atrair investimentos privados e aumentar a eficiência e, assim, reduzir preços. “Estou orgulhoso em dizer que esta iniciativa contou com o fundamental apoio técnico da AIE. ”

Na área dos biocombustíveis, o Ministro citou a política RenovaBio – que tem como objetivo contribuir para os compromissos firmados no Acordo de Paris, promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética e garantir previsibilidade ao mercado de combustíveis. “É a maior política de transição de energia do mundo!”

De acordo com o Ministro, o Brasil está “completamente envolvido no biofuturo”, como mecanismo de orientação para o diálogo de políticas e a colaboração entre países, organizações, academia e o setor privado. O intuito é acelerar o desenvolvimento de alternativas de baixo carbono.

Sobre energia nuclear, Albuquerque destacou que o Governo do Presidente Jair Bolsonaro a colocou como uma prioridade, que pretende finalizar as obras de Angra 3 e considera novas usinas.

Máquina de captura de carbono

Na parte da tarde, o Ministro participou de uma plenária ministerial e disse que o RenovaBio é “uma máquina de captura de carbono” brasileira. Segundo ele, 700 milhões de toneladas de emissões equivalentes de CO2 serão evitadas no âmbito do programa.

“Os biocombustíveis e o RenovaBio irão gerar mais renda e oportunidade para os agricultores no Brasil e ao redor do mundo. Nos ajudará a mitigar dois dos principais problemas de hoje: o aquecimento global e a crise de migração (emprego para refugiados).”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.