Porto de Santos

Docas encomendará estudo sobre ligação entre as margens do cais

A Codesp planeja iniciar nas próximas semanas uma licitação para a contratação dos estudos de viabilidade do projeto de ligação seca entre as regiões do Saboó e da Ilha Barnabé, no fundo do Canal do Estuário, unindo as duas

A Tribuna -SP
03/09/2009 11:46
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A Codesp planeja iniciar nas próximas semanas uma licitação para a contratação dos estudos de viabilidade do projeto de ligação seca entre as regiões do Saboó e da Ilha Barnabé, no fundo do Canal do Estuário, unindo as duas margens do Porto de Santos. As análises terão de avaliar a melhor opção para a região: um túnel submerso ou um ponte.

O primeiro passo para a abertura da licitação deve ser dado na próxima sexta-feira, com a aprovação da concorrência pública na reunião da diretoria colegiada da estatal.

Serra destacou que as análises terão de indicar qual a opção de engenharia que oferece o melhor custo-benefício ao Porto de Santos. Ele garantiu que serão avaliados os potenciais e os custos tanto de uma ponte como de um túnel.

"Depois de ter os estudos de viabilidade aprovados pela diretoria, vamos trabalhar na questão técnica dos projetos. Inúmeros fatores terão de ser levados em consideração, desde a engenharia e a parte ambiental, até o impacto nas operações da Base Aérea (localizada às margens do Canal do Estuário e onde funcionará o Aeroporto Metropolitano) para não afetar o espaço aéreo de aterrissagem e decolagem de aeronaves", disse Serra.

NEGOCIAÇÃO

A construção de uma ligação seca no fundo do Canal do Estuário interessa ao grupo Ecorodovias, que controla a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes.

O presidente da Codesp explicou que os estudos poderão ser compartilhados com a holding e, também, com o Governo do Estado. Este último vislumbra a implantação de uma ponte estaiada na entrada do estuário, unindo os bairros Santa Rosa, em Guarujá, e Ponta da Praia, em Santos.

A Ecorodovias anunciou o desejo de elaborar um levantamentos e até construir o empreendimento na última edição do Santos Export 2009 ­ Fórum Nacional para a Expansão do Porto de Santos, seminário realizado na última semana, na Cidade. Uma das possibilidades levantadas pelo presidente da Ecorodovias, Marcelino Rafart de Seras, é a inserção da obra no contrato do SAI ou a abertura de uma concessão específica.

O projeto idealizado pelo Estado é polêmico. Primeiro porque a altura prevista originalmente, de 70 metros, poderá limitar a expansão do cais santista, quando o ideal seria a partir de 80 metros, conforme a Codesp. Em segundo lugar, porque a Secretaria Estadual de Transportes sequer discutiu o assunto com as autoridades do setor portuário.

Até agora não houve um contato formal entre a Codesp e a Ecorodovias, disse Serra. Mas ele contou que as discussões poderão ocorrer durante a execução dos estudos. "Primeiro, temos que estar com o nosso dever de casa feito, para depois começar a discutir a construção", concluiu.

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