Mossoró Oil & Gas Expo

Diretor do SENAI-RN participa de conferência sobre onshore e integração energética

Redação TN Petróleo/Assessoria FIERN
27/11/2024 06:15
Diretor do SENAI-RN participa de conferência sobre onshore e integração energética Imagem: Líria Paz/FIERN Visualizações: 1606

O diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI, Rodrigo Mello, participou da conferência “O onshore brasileiro como vetor de integração energética”, no Mossoró Oil & Gas, nesta terça-feira (26).

Realizada na Arena Eneva Petróleo e Gás, a conferência foi mediada pelo advogado, economista e ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que fez uma introdução sobre a exploração de petróleo na região Oeste do Rio Grande do Norte, como também dos desafios que ainda persistem no setor. “Mossoró se tornou um grande ponto de encontro de oportunidades da área do oléo e gás”, disse.

Ao lado de Ovídio Quintana, diretor da TAG, e Eduardo Rêgo Cavalcanti, diretor de Operação e Manutenção da Voltalia, Mello abordou a “Integração entre energias no RN”, com foco em oportunidades e perspectivas da produção para os próximos anos, tanto no onshore, quanto no offshore, a parte da exploração da margem equatorial.  A importância da criação de um ambiente de negócios que proporcione segurança jurídica aos investidores também teve espaço na discussão.

“Não dá mais para falar sobre energias se detendo apenas ao petróleo, ao gás ou as energias renováveis”, observa o diretor do SENAI-RN, sobre a necessidade de integrar as cadeias energéticas não só no estado, como no Brasil. “A sociedade começa enxergar uma forma diferente de consumir energia, com temas como transição energética e descarbonização”, completa.

Mello também destacou a liderança de Mossoró frente a outras cidades do estado na área de petróleo e gás, o que tem proporcionado uma vantagem competitiva para o município e gerado desenvolvimento. “Resultado da evolução dessa integração energética. Mossoró e o RN, novamente, tem a perspectiva de liderar”, disse.

Segundo Rodrigo Mello, a exploração da produção energética – em eólica offshore e extração de petróleo – na margem equatorial, além da produção de hidrogênio verde, são grandes oportunidades de proporcionar ainda maior competitividade ao estado.

“Essa integração energética vai gerar ainda um mar de oportunidades em um futuro muito próximo. O mundo está de olho na capacidade do Brasil em produzir eólica offshore. Vamos iniciar uma produção de óleo, na margem equatorial, capaz de dar inveja. Nenhum lugar será igual ao RN em relação a competitividade”, finaliza.

Ainda durante a tarde, na Arena ESG, o secretário executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, Daniel Lana, fez uma apresentação sobre a instituição. “É uma oportunidade ímpar de mostrarmos o nosso projeto para esse segmento tão rico como a cadeia do óleo, gás e energias. Entendemos que Mossoró é o epicentro disso tudo”, disse.

Mossoró Oil & Gas

A Mossoró Oil & Gas é uma promoção conjunta da REDEPETRO-RN (Associação de empresas fornecedoras de bens e serviços para a cadeia de Petróleo, Gás, Petroquímica e Energia) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado, o SEBRAE/RN.

O evento é o maior do Brasil dedicado a atividades onshore (em terra) de petróleo e gás. A programação vai até quinta-feira, 28 de novembro, na Expocenter – Ufersa e também engloba energias renováveis.

O tema central desta edição é “Integração energética numa terra de negócios e mar de oportunidades”. Os debates girarão em torno de temas como tecnologia, sustentabilidade, inovação, transição para energias renováveis e o futuro do setor.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.