Em apoio à Década do Oceano da ONU, empresa segue com forte atuação na área de Pesquisa e Desenvolvimento e no apoio a iniciativas socioambientais para preservação do oceano.
Redação TN Petróleo/AssessoriaApoiadora da Década do Oceano, data proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Repsol Sinopec Brasil (RSB) construiu uma jornada de marcos e compromisso com a preservação e valorização do oceano no Brasil, onde atua há mais de 26 anos. Da mesma forma, a RSB segue em uma jornada transformadora, realizando e apoiando cada vez mais iniciativas, desde a área de responsabilidade socioambiental até o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com foco na conservação marinha e no desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.
Tecnologia e inovação para a economia azul
A RSB segue avançando em soluções inovadoras como o para energias renováveis, como eólicas offshore. O novo Projeto Wind2Energy, está desenvolvendo um sistema piloto de observação e monitoramento, através do uso de sensores LiDAR integrados a embarcações autônomas. O intuito é aprimorar técnicas de modelagem computacional e aquisição de dados remotos e in situ, para identificar de forma mais precisa o potencial eólico offshore de uma região.
Outra iniciativa é o Projeto Ariel, vencedor do Prêmio ANP de Inovação 2020, que desenvolveu um sistema autônomo composto por uma embarcação e um drone, que realizam atividades de inspeção visual para identificação da presença de óleo no mar e coleta de dados para monitoramento ambiental e criação de modelos de dispersão de óleo. Já o Projeto USIS, finalista do Prêmio ANP de Inovação 2023, tem como principal objetivo integrar o veículo submarino operado remotamente, conhecido como ROV, à embarcação autônoma do projeto ARIEL, utilizando sensores e câmeras para que operadores remotos possam monitorar estruturas submarinas.
Os projetos Wind2Energy, ARIEL e USIS são realizados em parceria com a startup brasileira TideWise.
Compromisso com a responsabilidade socioambiental
A empresa também fomenta a realização de projetos que valorizam o meio ambiente e a transformação social, através da integração entre atividades ambientais, sociais, culturais e esportivas. Entre eles, está o Projeto Grael, que conta com apoio da Repsol Sinopec no município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Criado pelos campeões olímpicos Torben Grael e Lars Grael, a iniciativa utiliza o esporte marítimo como caminho de socialização e formação profissional para a inclusão social de crianças e jovens em vulnerabilidade social.
Outra importante iniciativa é o Projeto Dream Challenger, que realiza atividades itinerantes para proporcionar oportunidades de vivência no ambiente marítimo e o acesso de pessoas com deficiência (PCD) à prática esportiva do surf.
Ambos os projetos são patrocinados através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
O projeto de construção do novo Museu Marítimo recebe apoio da RSB e tem foco na preservação da história marítima brasileira e no desenvolvimento da consciência sobre a Amazônia Azul, assim como a contribuição das águas para a ciência, pesquisa, tecnologia e transporte.
A Repsol Sinopec também valoriza eventos que tragam discussões relevantes sobre a preservação do oceano, como a SP Ocean Week, congresso anual que reúne diversos especialistas e representantes do setor público e privado para debates sobre a cultura oceânica, economia azul, conservação, uso sustentável e o futuro dos oceanos.
Projetos patrocinados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Plano de Sustentabilidade 2024
Recentemente, a empresa lançou seu Plano de Sustentabilidade 2024, documento que segue as diretrizes do grupo Repsol, prevendo ações de curto, médio e longo prazos em todas as áreas de atuação da empresa. Neste ano, a RSB destaca, entre outras iniciativas, o avanço na descarbonização e o empenho na proteção ao meio ambiente e na promoção da diversidade e inclusão.
Fale Conosco
21