Sergipe Oil & Gas 2024

Defesa do projeto Sergipe Águas Profundas marca encerramento do Oil & Gas 2024

Durante três dias, evento reuniu os principais players do mercado energético no estado.

Redação TN Petróleo/Assessoria Sedetec
30/07/2024 14:26
Defesa do projeto Sergipe Águas Profundas marca encerramento do Oil & Gas 2024 Imagem: Divulgação Sedetec Visualizações: 2070 (0) (0) (0) (0)

O projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP) e a presença da Petrobras no estado foram pauta do Sergipe Oil & Gas (SOG) da última sexta-feira, 26. No último dia da programação, o evento trouxe como painelistas a diretora de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Sylvia dos Anjos, e o gerente de Relacionamento com o Mercado Fornecedor da companhia, Marcio Antônio Pereira Junior. O debate ocorreu dentro do Congresso SOG, encerrando a grade de atividades no espaço.

Com investimentos estimados em US$ 5 bilhões, o SEAP contará com dois módulos, através de duas Unidades Flutuantes de Armazenamento e Transferência, chamadas FPSOs (Floating Production Storage and Offloading). A Petrobras planeja reabrir o recebimento de propostas para contratação das unidades flutuantes, como ressaltou a diretora de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Sylvia dos Anjos. 

“O SEAP é uma prioridade. Não vamos descansar enquanto não colocarmos o óleo e o gás de Sergipe para serem produzidos. Com a desqualificação da empresa candidata na licitação da FPSO, precisaremos fazer outro processo licitatório, e estamos trabalhando fortemente para que ele saia o mais rápido possível”, afirmou Sylvia, que ressaltou que o óleo encontrado é leve e com baixo teor de contaminantes; e o gás é não-associado, ou seja, livre de óleo ou água, flexibilizando a comercialização da molécula.

SEAP

O projeto Sergipe Águas Profundas representa a exploração de uma nova fronteira de petróleo e gás natural para o país em campos descobertos em águas ultraprofundas na costa sergipana. Quando estiver em pico de produção, o SEAP terá a capacidade de disponibilizar ao mercado 230 mil barris de petróleo por dia e 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, o projeto contará com um gasoduto de escoamento.

Em recente visita ao Rio de Janeiro, o governador Fábio Mitidieri e comitiva sergipana estiveram em reunião com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Marcaram presença na reunião o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedetec), Valmor Barbosa; o secretário-executivo da pasta, Marcelo Menezes, o senador Laércio Oliveira, e outras autoridades. Na oportunidade, a presidente da companhia assumiu o compromisso de que o prazo para início do SEAP será mantido para 2028.

A geração de novos postos de trabalho e a necessidade de mão de obra qualificada foram reforçadas pelo gerente geral de Relacionamento com o Mercado Fornecedor da Petrobras, Marcio Antônio Pereira Junior. “É papel fundamental da Petrobras aproveitar suas vocações regionais. O SEAP não vai acontecer sem um mercado local desenvolvido, para que tenhamos a sustentação do negócio. Nesse caminho, a qualificação de mão de obra é necessária para que possamos conectar a realidade de uma plataforma FPSO com o pequeno fornecedor”, salientou.

Ao longo do dia, outros paineis ocorreram no Congresso SOG. A ‘Produção de O&G em Sergipe’ foi tema do primeiro debate do dia, seguido da ‘Qualificação de mão de obra técnica em Sergipe’. Depois, esteve em pauta o ‘Descomissionamento de plataformas fixas de águas rasas’.

Semana de Petróleo, Gás e Energia

A terceira edição do Sergipe Oil & Gas, que ocorreu de 24 a 26 de julho, foi a primeira em formato de feira. O evento foi organizado pelas empresas Brainmarket, Eolus e Austral com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Além da programação de painéis, ocorrida dentro do Congresso SOG, o evento contou com diversas atividades paralelas, no intuito de movimentar o setor energético do estado./

O Sergipe Oil & Gas integrou a programação da Semana do Petróleo, Gás e Energia de Sergipe, realizada de 22 a 26 de julho. Durante todo o período, diversos eventos vinculados ao setor foram sediados em Aracaju, promovendo as potencialidades do estado no mercado nacional e internacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.