Hidrogênio Verde

Copergás estuda projeto de hidrogênio verde em parceria com a Qair e Suape

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/03/2022 11:25
Copergás estuda projeto de hidrogênio verde em parceria com a Qair e Suape Imagem: Divulgação Visualizações: 2104

O diretor técnico-comercial da Copergás, Fabrício Bomtempo (foto), recebeu o diretor de operações da Qair Brasil, Gustavo Silva, e o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos André Cavalcanti, para tratar de parceria em um projeto-piloto de hidrogênio verde em Pernambuco. O produto seria destinado, através da rede de distribuição da Copergás, a clientes industriais da Companhia na região de Ipojuca, um dos municípios onde está localizada a área do Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Ficou definida a elaboração de um memorando de entendimento entre as três empresas com o intuito de analisar a viabilidade do projeto.  “Entendemos que o hidrogênio verde é uma alternativa energética que se viabilizará nos próximos anos, e nós, dentro do compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, temos todo o interesse em fomentar a produção de gás de origem renovável e demonstrar as potencialidades do Estado de Pernambuco visando a atração de novos investimentos”, disse Fabrício Bomtempo. Com a celebração do memorando, uma nova reunião será realizada para início dos estudos.

Participaram da reunião, pela Copergás, Fábio Morgado, assistente da Diretoria Técnico-Comercial; Rafael Mendes, gerente da GMAR (Gerência de Medição e Análise de Rede), e Carlos Eduardo Santos, gerente da GCVI (Gerência de Comercialização Veicular e Industrial). Pelo Porto de Suape, além de Carlos André, esteve presente também o coordenador de monitoramento e licenciamento ambiental, Rodrigo França Xavier.

“A construção e a formalização desta parceria tripartite entre Suape, Copergás e a empresa Qair é fundamental para o desenvolvimento da cadeia de produção do hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário de Suape”, afirmou Carlos André. “Com isso, pretendemos aprofundar os estudos de viabilidade econômica de mercado futuro, visando estruturar a escala de produção, o armazenamento e a distribuição progressiva do produto por meio de rede de dutos da Copergás no complexo, e tendo como ponto de partida uma unidade de produção em pequena escala”, completou.

A Qair Brasil é subsidiária do grupo multinacional francês Qair International, que atua em 17 países  com projetos na área de desenvolvimento sustentável e transição energética. Na estrutura do grupo, a subsidiária brasileira ocupa posição de destaque, porque está à frente dos projetos de hidrogênio verde.

No Brasil, a Qair tem dois grandes projetos em desenvolvimento: um no porto de Pecém (Ceará) e o outro no Porto de Suape (PE) – neste, o investimento do grupo pode chegar a R$ 20 bilhões. A capacidade prevista é de 2.240 MW, com produção de 488 mil toneladas/ano.  O projeto será instalado em duas áreas de Suape, com aproximadamente 110 hectares. “A configuração final de cada projeto será definida a partir de resultados e conclusões dos estudos de viabilidade em  curso”, afirma material de informação da Qair Brasil, que vê o país com potencial para tornar-se no futuro “um dos principais players mundiais” na produção de hidrogênio verde.

Em outubro do ano passado, o presidente do grupo Qair International, Louis Blanchard, esteve em Suape, sendo recebido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, e pelo diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Premiação
Empresa baiana atendida pelo Sebrae vence Prêmio Melhore...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.