Artigo

Como fica o setor petroleiro na pandemia? por Luiz Ernesto Nogueira


15/07/2020 19:32
Visualizações: 1201 (0) (0) (0) (0)

As atividades de produção de petróleo e produção, distribuição e comercialização de combustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo são consideradas essenciais, segundo o Decreto Federal nº 10.292, de 25 de março de 2020.

Para evitar questionamentos quanto ao funcionamento das atividades da indústria de óleo e gás onshore, o Estado do Rio de Janeiro publicou também o Decreto 47.002/2020 que estabeleceu durante o estado de calamidade pública, que é possível a manutenção de tais atividades, desde que não haja a aglomeração de 
pessoas.

InstitucionalA princípio, as atividades do setor petroleiro, por serem consideradas essenciais, não estariam suspensas. Porém, as empresas devem tomar uma série de medidas visando a segurança e a saúde dos profissionais, principalmente aquele que trabalha diretamente nas plataformas. "O desafio é respeitar o isolamento social e estabelecer medidas que possam garantir as atividades sem prejuízo do trabalhador.

A MP e a flexibilização do Direito trabalhista na pandemia

A Medida Provisória 927 dispõe de uma série de medidas que podem ser adotadas e se aplicam também ao setor petroleiro. São elas o teletrabalho, a antecipação das férias individuais, a concessão de férias coletivas, o aproveitamento e a antecipação de feriados, o uso do banco de horas, suspensão de contratos e redução de jornada e salários. A empresa ainda poderá realizar a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho e o diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.

Diante do cenário atual, marcado por uma queda do preço do petróleo e redução da demanda, empresas do setor vem adotando uma série de medidas em conjunto com entidades sindicais para tratar das ações de redução de gastos com colaboradores.

A situação é delicada, mas as empresas de petróleo, por desempenharem atividade essencial, precisam observar as regras de flexibilização sem que isso implique na supressão de direitos e comprometam a saúde e segurança do trabalhador.

Para os empregados offshore que exercem atividades essenciais, as empresas do setor têm adotado, dentre as principais medidas, o monitoramento prévio dos empregados que irão embarcar, a criação e ampla divulgação de políticas de saúde e segurança para a prevenção ao COVID-19, bem como o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual - EPI. Além disso, as empresas têm optado pela ampliação de turno de revezamento mediante negociação coletiva e por operações com número reduzido de empregados embarcados, à medida que ainda é garantida a segurança de todos os trabalhadores a bordo.

Sobre o autor: Luiz Ernesto Nogueira é especialista em Direito e Processo do Trabalho, especializando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC - Rio Grande do Sul, experiência em mais de 30 anos em mercado corporativo, tendo atuando em diversas multinacionais, ampla experiência na justiça especializada do trabalho atuando em causas trabalhistas de grande complexidade, membro da ACAT - Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas e IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Sócio Fundador e Advogado Titular do escritório Nogueira Advogados Trabalhistas Especializados.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.