Câmara dos Deputados

Combustível do Futuro é aprovado na Câmara

Com a aprovação pelo Congresso Nacional, legislação brasileira passa a ser uma das mais avançadas do mundo

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
14/03/2024 10:04
Combustível do Futuro é aprovado na Câmara Imagem: Divulgação Visualizações: 72

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou a aprovação do Projeto de Lei do Combustível do Futuro na Câmara dos Deputados. Os parlamentares aprovaram, nesta quarta-feira (13/03), a proposta que cria uma série de iniciativas de fomento à descarbonização, mobilidade sustentável e transição energética. Dentre elas estão a implementação do Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), do Programa Nacional do Bioquerosene de Aviação (ProBioQAV) e outros incentivos para estimular o desenvolvimento de combustíveis sintéticos, etanol e biodiesel. Agora, a proposta será apreciada pelo Senado.

O Projeto de Lei pavimenta um caminho concreto para aplicar, na prática, a transição energética e a mobilidade de baixo carbono. A iniciativa estabelece metas claras de redução de emissões para o setor aéreo, por meio da utilização do combustível sustentável de aviação (SAF), que começa em 1% em 2027 e chega a 10%, em 2037. Também estipula o aumento da participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, com a ampliação de biodiesel e etanol na composição dos combustíveis vendidos nos postos e criação do Programa Nacional do Biometano. O texto aprovado corrige, ainda, distorções quanto à análise de emissões veiculares, ao adotar a metodologia "do poço à roda", que considera as emissões e o gasto energético de todas as etapas de produção do combustível. Por fim, o projeto estabelece o marco regulatório da captura e estocagem de carbono, o que pode tornar os combustíveis brasileiros ainda mais limpos.

Para o ministro, a aprovação do projeto pela Câmara, assim como as colaborações para o aprimoramento do texto, demonstram a sensibilidade da Casa com a pauta da transição energética e da mobilidade sustentável de baixo carbono. "Enquanto o mundo todo debate maneiras de como reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o Brasil já produz, utiliza e lidera o mercado de biocombustíveis há décadas. A aprovação do Combustível do Futuro vai destravar investimentos para o setor, fomentar os combustíveis de nova geração, integrar ainda mais o agronegócio e o setor energético e, para além disso, tornar a legislação brasileira uma das mais avançadas do planeta", destacou Silveira.

Outro ponto importante do programa aprovado foi a definição de novos percentuais mínimos e máximos para a mistura de etanol à gasolina. A composição do combustível vendido nos postos como gasolina C passa dos intervalos que ficavam entre 18% e 27% para um mínimo de 22% e máximo de 30%. O texto também permite que, caso testes constatem não haver prejuízos à frota de motores exclusivos à gasolina, o índice chegue a 35%.

No caso do biodiesel, o percentual mínimo passará a ser de 15%, atingindo os 20% no terceiro ano após a promulgação da lei. Assim como no caso do etanol, caso testes em motores comprovem a viabilidade, o número pode chegar a 25%.

A fixação dos percentuais dentro do intervalo estabelecido ficará sob responsabilidade do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20