Desenvolvido no Maranhão, o Programa Farol recebeu programa estruturado de educação corporativa durante um ano, com o apoio da Creative Pack, e foi possível contribuir para a automatização de processos
Redação TN Petróleo/AssessoriaDurante os últimos 12 meses, foram desenvolvidos e implementados novos processos e soluções no Porto do Itaqui, resultado de um trabalho de educação corporativa. Trata-se do Programa Farol, uma parceria entre a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) e a Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) para produzir projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Com o apoio da Creative Pack, consultoria de inovação com foco em automatização de processos e RH, foi executado um programa de educação corporativa para inovação com os residentes portuários usando conteúdos ao vivo, mentorias e serviço de gestão dos times com cerimônias ágeis, favorecendo a cultura da inovação na EMAP. Agora estão sendo colhidos os frutos dessa iniciativa, os residentes foram responsáveis pela capacitação de mais de 100 pessoas, colaboradores de gerências da EMAP e nove empresas do complexo portuário de São Luís, no Maranhão.
A companhia é responsável por um dos maiores portos públicos do Brasil, o Porto do Itaqui. A Creative Pack conduziu a gestão do programa, atuando com um modelo completo de educação corporativa para inovação e usando seu próprio método de inovação, método Howl, para desenvolver as soluções internas. As capacitações tiveram como foco três pilares: jornada cultura de inovação, jornada de gestão ágil e jornada de gestão da inovação.
Uma das soluções criadas foi para a Gerência Financeira (Gefin). Usando o Power BI, foi construída essa base de dados inteligente, que contribuiu para reduzir em 92% o uso de tabelas no controle financeiro das empresas contempladas, resultando também na otimização do tempo gasto na geração de relatórios. Outra solução criada é a Smart Stop, na área de logística, onde todas as paradas operacionais foram padronizadas e os sistemas integrados aos operadores portuários, otimizando os dados operacionais e reduzindo tempos e custos operacionais.
O programa também foi bem-sucedido em termos de pesquisa, transformando os resultados obtidos na prática em teoria. Nesse período, foram produzidos cinco artigos científicos, aprovados e publicados nos anais da nona edição do Congresso Internacional de Desempenho Portuário, um dos principais eventos acadêmicos do setor. Além disso, o Programa Farol foi vencedor do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Maranhão (ABRH-MA), em 2022. O case foi contemplado na categoria Organização do Setor Público.
Os resultados e conhecimentos gerados foram registrados em um playbook de inovação, desenvolvido pela Creative Pack como forma de legado, para que todos os aprendizados fiquem dentro da EMAP e facilitem a transmissão de informações valiosas para outros colaboradores que estarão na empresa. Dessa forma, a cultura de inovação permanece no DNA da companhia.
Segundo Gabriel Cassia, Head of Innovation Porto do Itaqui, quando bem planejado e executado, um programa de educação corporativa pode oferecer muitos benefícios a uma empresa, como observado nesse programa. “O programa FAROL tem dois objetivos, trazer soluções inovadoras para o Porto do Itaqui e formar mão de obra local especializada em inovação. Para isso, foi fundamental contar com o apoio da Creative Pack. Hoje já contamos com muitas soluções entregues e em pleno funcionamento na empresa, além de diversos workshops conduzidos por esse time, que vêm transformando a cultura do Porto do Itaqui”, afirma.
Fale Conosco
21