Porto de Santos

Codesp analisará impacto de projeto de expansão do Píer da Alemoa

<P>O diretor comercial e de Desenvolvimento da Codesp, Fabrizio Pierdomenico, disse ontem que a decisão da estatal acerca do projeto para expansão do Píer da Alemoa, no Porto de Santos, irá obedecer a ‘‘critérios técnicos, econômicos e levar muito em consideração os arranjos e as propos...

A Tribuna
04/09/2007 00:00
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O diretor comercial e de Desenvolvimento da Codesp, Fabrizio Pierdomenico, disse ontem que a decisão da estatal acerca do projeto para expansão do Píer da Alemoa, no Porto de Santos, irá obedecer a ‘‘critérios técnicos, econômicos e levar muito em consideração os arranjos e as propostas existentes para a região’’.

Ontem ele esteve reunido com representantes da Associação Brasileira de Terminais de Granéis Líquidos (ABTL), que apresentaram os três cenários de ampliação do píer da Alemoa — caberá à entidade arcar com os custos do empreendimento e, posteriormente, ser ressarcida pela Codesp, provavelmente por meio de abatimentos na cobrança de tarifas portuárias.

Como já adiantado pelo presidente da ABTL, Ary Serpa, a entidade irá lutar pela primeira opção, que prevê a construção de dois berços (5 e 6) no ‘‘lado Santos’’ do atual píer, no sentido Alemoa-Corredor de Exportação. Além de ser mais barata que as outras duas — irá custar R$ 28 milhões, ante R$ 63 milhões e R$ 65 milhões, respectivamente —, a alternativa, segundo Serpa, irá demandar menos serviço de dragagem, devendo estar pronta em menos tempo.

Ocorre que esse projeto se choca com um outro previsto para ser erguido nas proximidades — a implantação de um terminal multiuso pela Brasil Terminal Portuário. A empresa pretende construir na área do antigo lixão da Alemoa uma instalação para movimentação de contêineres e granéis líquidos.

Pierdomenico não deu um prazo para a Autoridade Portuária anunciar sua decisão. As outras duas opções apresentadas pela ABTL para o projeto são a construção de um píer paralelo ao já existente, entre a terra firme e os berços 3 e 4 (R$ 63 milhões); e a continuação do píer para o lado Corredor de Exportação-Alemoa (R$ 65 milhões).

Fonte: A Tribuna

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