Pré-Sal

Chega da China o FPSO Guanabara que irá operar no campo de Mero, pré-sal da Bacia de Santos

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
01/02/2022 18:14
Chega da China o FPSO Guanabara que irá operar no campo de Mero, pré-sal da Bacia de Santos Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1161 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras informa que o navio-plataforma Guanabara chegou ao campo de Mero, localizado no Bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo), será o primeiro sistema definitivo a operar em Mero, terceiro maior campo do pré-sal (atrás apenas de Búzios e Tupi).

Na locação, a unidade será conectada aos poços, equipamentos submarinos e fará testes finais nos próximos meses, antes de iniciar a produção, prevista para o primeiro semestre deste ano. O FPSO Guanabara foi convertido e integrado no estaleiro DSIC, em Dalian – China. Após a sua saída da China, efetuou uma parada de cerca de 2 meses no estaleiro Drydocks World Dubai (DDWD), em Dubai, onde foram realizadas atividades de comissionamento.

Com capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo por dia (bpd) e processar 12 milhões de m3 de gás, o FPSO Guanabara será o primeiro de uma série de quatro plataformas definitivas programadas para o campo de Mero no horizonte do nosso Plano Estratégico 2022-2026. A unidade será instalada a mais de 150 km da costa, em profundidade d´água que chega a 1.930 metros, equivalente a quatro vezes a altura do Morro do Pão de Açúcar.

A plataforma tem altura de 172 metros, equivalente a 4,6 estátuas do Cristo Redentor e comprimento de 332 metros, ou três campos de futebol. Além disso, tem capacidade de geração de energia de 100 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 330 mil habitantes.

“O desenvolvimento do campo de Mero será decisivo para mantermos o ritmo acelerado da produção do pré-sal. Além disso, reflete nossa estratégia de focar em ativos em águas profundas, que combinam reservas substanciais, elevada produtividade e resiliência mesmo em cenários de baixos preços do petróleo. Mero consagra ainda o trabalho integrado com nossos parceiros e fornecedores, além de impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis, que ampliaram os limites tecnológicos da indústria mundial de petróleo”, disse o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando Borges.

Uma dessas soluções inovadoras no desenvolvimento da produção deste campo é uma tecnologia inédita, focada na redução de emissões de gases de efeito estufa e aumento da produtividade e eficiência do projeto: o HISEP®, equipamento que irá remover ainda no leito submarino o excesso de gás rico em CO2 presente em Mero. A tecnologia é patente da Petrobras, com potencial para ampliar a produção e a eficiência do campo, além de reduzir custos e emissões de gases. A previsão é que o HISEP® entre em operação conectado à terceira plataforma definitiva programada para o campo de Mero.

O Consórcio de Libra é operado pela Petrobras (40%), em parceria com a Shell Brasil (20%), TotalEnergies (20%), CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%), tendo como gestora a Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Resultado
Porto Sudeste registra recordes na operação de minério d...
02/09/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Reconhecimento
Porto de Itaguaí vence em crescimento na movimentação de...
29/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Indústria Naval
Metizoft marca presença na Navalshore 2025 reforçando su...
20/08/25
Margem Equatorial
Embarcação é um dos recursos que serão colocados em prát...
19/08/25
Certificação
Transpetro recebe certificação inédita por programa de t...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Portos
Concessões no setor de portos somam R$ 30 bilhões em inv...
18/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Terminais
Wilson Sons recebe pelo 5º ano seguido o Selo Ouro do Pr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23