Redução do impacto ambiental de produtos químicos.
Redação / AssessoriaUm projeto do Centro de Tecnologia Senai Ambiental, desenvolvido em parceria com o Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, venceu a categoria “Cases Studies” do Prêmio Global Chemical Leasing 2014, promovido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI). A cerimônia aconteceu na terça-feira, dia 12, na Suíça. A premiação tem como objetivo reconhecer boas práticas em Chemical Leasing, modelo de negócios que reduz os impactos ambientais causados pela produção, distribuição e consumo de produtos químicos a partir da comercialização sustentável.
No Brasil, o Centro de Tecnologia Senai (CTS) Ambiental foi escolhido pela ONUDI para ser a instituição referência na difusão e na transferência da tecnologia do método Chemical Leasing. Neste modelo de negócios, o consumidor paga pelo desempenho, pelo resultado esperado, ou seja, pela limpeza. Já o fornecedor de produtos químicos e da limpeza, sendo responsável também pela compra de produtos, acaba por evitar desperdícios, aumentando, assim, a rentabilidade de seu negócio.
No projeto vencedor do Prêmio Global Chemical Leasing 2014, desenvolvido pelo CTS Ambiental, o Hotel Windsor Atlântica contrata os serviços de uma empresa e paga um valor fixo pela limpeza de cada apartamento.
No Brasil, esse método ainda é pouco usado, apesar de ser adotado em larga escala na Europa para outros serviços, como pintura, higienização, lubrificação e desengraxe, por exemplo. O método aplicado à hotelaria, no entanto, é uma atividade inovadora, razão pela qual o projeto do CTS Ambiental com o Hotel Windsor foi premiado.
Fale Conosco
21