Hidrogênio Verde

Centro de Hidrogênio Verde é inaugurado em Itajubá, Minas Gerais

Projeto é uma parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
29/09/2023 14:23
Centro de Hidrogênio Verde é inaugurado em Itajubá, Minas Gerais Imagem: Tauan Alencar/MME Visualizações: 1435 (0) (0) (0) (0)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta quinta-feira (28/9) em Itajubá, Minas Gerais, da inauguração de um Centro de Hidrogênio Verde (CH2V). Com investimento do governo alemão de quase R$ 25 milhões, o CH2V busca agregar várias frentes de pesquisas que incluem a análise do uso de hidrogênio verde em processos industriais, na geração de energia elétrica e na busca por alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana.

“O que está sendo feito em Itajubá serve de inspiração para todo o Brasil. A inauguração deste importante Centro de Hidrogênio Verde, o CH2V, aqui, na Universidade Federal de Itajubá, é exemplo nacional na implementação de plantas de produção de hidrogênio. É Minas Gerais que confirma sua tradição de vanguarda. É o Brasil que reafirma seu papel central no mundo que precisa da descarbonização”, destacou o ministro.

Para Alexandre Silveira, a parceria do Brasil com a Alemanha só comprova o compromisso do Brasil com a transição energética. “Essa entrega é também exemplo do que podemos alcançar com a cooperação internacional pela Transição Energética. A colaboração entre Brasil e Alemanha, que há décadas tem produzido frutos nas áreas de energia sustentável e de eficiência energética, alcança mais um grande marco. Esse Centro de Hidrogênio Verde, aqui na UNIFEI, vai ajudar a expandir o mercado de hidrogênio verde no país”, disse.

O empreendimento tem colaboração da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (Fapepe) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Silveira falou em seu discurso sobre o Programa Nacional do Hidrogênio e sua importância. “Sob a orientação do presidente Lula, no Conselho Nacional de Política Energética, definimos uma estratégia clara para o desenvolvimento da produção e uso do Hidrogênio de baixo carbono no Brasil. O nosso plano de ação, já aprovado e em implementação, é ambicioso, contando com 65 ações concretas para tirar a estratégia do papel. Não é à toa que já registramos cerca de 30 bilhões de dólares em projetos anunciados de hidrogênio de baixo carbono no país. A produção e uso de hidrogênio vão contribuir para o nosso desenvolvimento econômico e social”.

O ministro também ressaltou o papel da ciência para o desenvolvimento do país. “Com planejamento e coordenação, estamos viabilizando a Transição Energética. É a verdadeira economia verde saindo do papel. E como é bom estar aqui, hoje, neste ambiente da Universidade, da pesquisa, da ciência, do conhecimento. É compromisso do Governo do Presidente Lula valorizar a inteligência e a capacidade de inovação das brasileiras e brasileiros”, finalizou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Governança Corporativa
5 medidas para integrar a natureza à estratégia de negócios
16/09/25
Mobilidade Sustentável
Naturgy aborda o papel do GNV na mobilidade sustentável ...
15/09/25
Comunicação
Transpetro lança guia inédito de Saúde Marítima
15/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Comunicação e Inclusão
MDHC lança manual nacional de acessibilidade para evento...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Diretor da ANEEL discutirá futuro da indústria elétrica ...
22/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23