Redação TN Petróleo/Assessoria
A CEGÁS e a Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE) apresentaram na tarde da terça (09) ao Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), o projeto de criação de um Hub de Gás Natural no estado. Essa iniciativa, desenvolvida em parceria com a ADECE, visa ser um atrativo de novos negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Participaram da reunião o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho; Diretor-Presidente da CEGÁS, Miguel Nery; Diretor de Fomento da ADECE, Luiz Eduardo Fontenele; Diretor Técnico Comercial da CEGÁS, Gustav Costa; Assessora Especial da CEGÁS, Cissa Maia; Gerente de Suprimentos CEGÁS, Thaís de Melo e a Coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes – COINE (Energias renováveis) da SDE, Brígida Miola.
O Diretor-Presidente da CEGÁS, Miguel Nery, afirma: “O Ceará precisa ampliar a oferta de gás natural, que por ser mais competitivo e gerar menos emissões do que outros combustíveis substitutos, atrairá muitos investimentos para o estado no atual contexto de transição energética”.
Para o Secretário da SDE Salmito Filho, “A proposta do Hub de gás poderá trazer para o Ceará muitos investimentos industriais e contribuir para o desenvolvimento do estado”.
Se aprovado, o Ceará estará posicionado como um centro estratégico na cadeia de valor do gás natural no Brasil. Esse hub servirá como um ponto de referência para o estabelecimento de preços e contratos de gás natural, facilitando a liquidez e a transparência do mercado.
Importância da criação do Hub
Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental: O Hub de Gás Natural pode estimular o crescimento econômico, gerar empregos e contribuir para o bem-estar social e ambiental da região, além de assegurar o suprimento de gás Iara o estado; Atratividade de Investimentos e Posicionamento Estratégico: A aprovação do projeto posicionará o Ceará como um centro estratégico na cadeia de valor do gás natural no Brasil. Isso atrairá investimentos e fortalecerá a posição do estado nesse setor; Diversificação da Matriz Energética: O hub permitirá a diversificação da matriz energética, promovendo a transição para fontes mais limpas e seguras. Isso é essencial para a segurança energética e a sustentabilidade; e Conexões Internacionais e Inovação: O estabelecimento do hub facilitará conexões internacionais e parcerias estratégicas, impulsionando a inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Fale Conosco
21