Redação TN Petróleo/Assessoria
A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) celebrou, neste mês de dezembro, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com as Universidades Federais de Rio Grande (FURG) e do Rio de Janeiro (UFRJ), visando o compartilhamento do uso de equipamentos e de informações meteo-oceanográficas de interesse comum, no âmbito dos Portos do Rio de Janeiro e de Niterói.
O intercâmbio de dados ocorrerá entre o Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), sob coordenação da FURG com auxílio local de equipe da UFRJ, e o Subsistema de Monitoramento Ambiental (SMA), parte integrante do VTMIS (sigla inglesa para o Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), em processo de implementação pela CDRJ nesses portos.
Segundo o Gestor de VTMIS dos Portos do Rio de Janeiro e de Niterói, Marcelo Villas-Bôas, a ideia do acordo surgiu em razão do interesse público e da vantagem econômica decorrentes da implantação integrada dos dois sistemas. "Ambos têm por finalidade aprimorar a consciência situacional marítima, a segurança da navegação e a gestão do tráfego aquaviário, atendendo aos respectivos objetivos institucionais e atribuições legais dos partícipes", explicou.
Por meio desse ACT, a Autoridade Portuária terá acesso, de forma imediata e confiável, a dados meteorológicos e hidrológicos na Baía da Guanabara devidamente atualizados a cada 30 minutos. À curto prazo, a CDRJ compartilhará, com o SiMCosta, informações de mesma natureza geradas pela boia meteo-oceanográfica do VTMIS, que se pretende fundear nas proximidades da Ilha do Pai.
As informações produzidas pelas boias meteo-oceanográficas do SiMCosta, fundeadas na Baia da Guanabara (RJ-3 e RJ-4), são empregadas como base de dados para o software de calado dinâmico ReDraft®, da empresa Argonáutica Engenharia e Pesquisas, hoje utilizado pelas Praticagens do RJ e de SP para o cálculo da folga sob a quilha dos navios em tempo real. O processo de homologação desse software está em curso no Grupo de Trabalho (GT), sob coordenação da CDRJ, para estudar melhorias na acessibilidade aquaviária e que conta com a participação de representantes da Marinha do Brasil (MB), da Praticagem-RJ, bem como de terminais arrendados do Porto do Rio de Janeiro (ICTSI-Rio, Multi e Triunfo).
O prazo de vigência do ACT é de 36 meses, podendo, por interesse dos partícipes, ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos de modo a alcançar e manter as metas traçadas no Plano de Trabalho.
Saiba mais sobre o SiMCosta (http://www.simcosta.furg.br/).
O SiMCosta é uma rede integrada de plataformas flutuantes ou fixas, dotadas de instrumentos e sensores, com funcionamento autônomo e capacidade de coletar, regularmente, variáveis oceanográficas e meteorológicas, transmitindo-as para uma central de processamento da FURG. O sistema de monitoramento integra a coordenação geral e as equipes locais que realizam pesquisa em seus respectivos ambientes costeiros.
As boias meteo-oceanográficas do SiMCosta, localizadas no Rio de Janeiro, medem as seguintes variáveis meteorológicas: radiação solar, velocidade e direção do vento, temperatura do ar, umidade relativa e pressão atmosférica. No tocante à hidrologia, são medidas: condutividade e temperatura da água, velocidade e direção de correntes, ondas e altura do nível do mar.
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